Aqui no Estado, por enquanto, não tem previsão de multa pra quem não utilizar máscaras devido à pandemia. A prática está prevista apenas para os municípios que, eventualmente, entrarem em risco extremo de contágio. Mesmo se isso não acontecer, pode ser que o Espírito Santo tenha que definir punições para quem não respeitar as regras.
Projeto
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que obriga a utilização de máscaras em diversos locais públicos – assim como o governo estadual já estabeleceu. A diferença é que prevê multas para quem não respeitar as regras. O projeto foi encaminhado para sanção do presidente Bolsonaro.
História
Nesta sexta-feira a capital do Espírito Santo fica transferida, de forma simbólica, para a sede do município de Domingos Martins, devido às comemorações do dia do Patrono Domingos José Martins. Ele nasceu no sítio Caxangá, em 1781, região que hoje pertence ao município de Marataízes, e foi um dos líderes da Revolução Pernambucana – movimento emancipacionista que eclodiu em 6 de março de 1817, na então Província de Pernambuco.
Fazer política?
Ao se manifestar sobre a escolha do deputado Fábio Faria (PSD) para ocupar o Ministério das Comunicações, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que Bolsonaro começa a fazer política. Ou seja, entregar cargos para políticos do grupo de partidos conhecido como centrão é fazer política na visão de Maia. Talvez “velha política” faça mais sentido…
Escola sem partido
A Justiça negou mandado de Segurança apresentado pelo vereador Roberto Martins (Rede) contra o projeto Escola sem Partido em Vitória, do Davi Esmael (PSB). O vereador afirma que o projeto traz proibições que mascaram uma tentativa de censura a assuntos como sexualidade e questões de gênero. “Temos o dever e a missão de incentivar o pensamento crítico e plural dos alunos, assim como de toda a sociedade”.
Apoio
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal encaminhou ofício ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, manifestando apoio ao secretário de Segurança Pública de Goiás e ex-prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda. “A Associação vem manifestar apoio ao completo esclarecimento dos fatos por meio dos inquéritos policiais instaurados e ao Dr. Rodney Miranda, pelo seu histórico profissional como delegado da PF e pelos serviços por ele prestados há anos como homem público sério e comprometido com o interesse da sociedade”, afirma o documento.
Inquéritos
Rodney Miranda está sendo investigado pelo suposto desvio de R$ 1 milhão do Corpo de Bombeiros e por, supostamente, ter solicitado grampos irregulares de telefones. As acusações vieram de um áudio divulgado nas redes sociais. Ele nega ter cometido qualquer irregularidade.