Quatro vereadores com covid em Cariacica

O presidente da Casa Cesar Lucas (PV) e os vereadores Léo Alexandre Coutinho (PDT), Jorge da Rocha Cardoso (Patriota) e Joel da Costa (PPS) estão contaminados com covid e não participaram da sessão virtual dessa segunda-feira. Sérgio Camilo (PRTB) foi diagnosticado com Chikungunya e está com suspeita de covid. Segundo a assessoria da Câmara, Cesar e Sérgio estão internados em um hospital particular de Cariacica. Os demais estão se recuperando em casa.  As sessões tem ocorrido às segundas-feiras, de forma virtual.

Cenário

Segundo as Câmaras de Vitória e Vila Velha, nenhum parlamentar foi contaminado pela doença e todos seguem participando normalmente das sessões virtuais.

Fica como está

A Justiça suspendeu o pedido do Ministério Público Federal no Espírito Santo para incluir a taxa de transmissão na matriz de risco. Na decisão, o juiz Anselmo Laranja afirma que o poder público tem enfrentado a pandemia com respaldo técnico e científico, e a postura do MPF pode interferir de forma negativa na matriz de risco.

Mas que tá difícil tá..

 Caso a taxa de ocupação de leitos de UTI aumente mais 7% no Estado, alguns municípios devem entrar em risco extremo e novas medidas para aumentar o isolamento serão tomadas.

Não colou

Os vereadores de Linhares rejeitaram, durante sessão nessa segunda-feira, reduzir os salários em 75%, passando de R$ 6.192 para R$ 1.543. A medida iria valer para a próxima legislatura. Apenas dois vereadores foram a favor da proposta. Coincidentemente, a maioria vai buscar a reeleição.

Inaceitável

Casagrande classificou como inaceitável a confusão do governo federal sobre o número de mortes pela covid. “Já não bastasse a falta de coordenação nacional, o exemplo ruim do Presidente em manifestações, agora a falta de transparência”. O governador se referiu às mudanças do Ministério da Saúde na divulgação dos dados sobre a doença no Brasil.

Pegou mal

Para além dos estados, as reações negativas ganharam holofotes – mais uma vez – negativos mundo afora. A OMS chegou a se pronunciar contra as mudanças. Pegou tão mal que o governo federal teve que recuar e, nesta segunda-feira, divulgou os dados mais cedo.

Incerteza

Vida de concurseiro já não é fácil..imagina em meio a uma pandemia? Nesta segunda-feira os deputados aprovaram a suspensão de prazos dos concursos públicos realizados no Estado durante a pandemia. Para entrar em vigor, o projeto do deputado Emilio Mameri (PSDB) ainda precisa da sanção do governador.