A missão de Helder, Iriny e João nas eleições

O PT de Helder Salomão, Iriny Lopes e João Coser está decidido a deixar pra trás os últimos resultados nas urnas aqui no Estado. O PT perdeu espaço em boa parte do País – reflexo de uma rejeição forte ao partido devido a desgastes sucessivos envolvendo a maior figura política da sigla, e, sem dúvida, do País: o ex-presidente Lula.

Nomes 

Quando se fala em PT capixaba, difícil não lembrar desses três nomes que seguiram firmes no Partido dos Trabalhadores quando a coisa começou a desandar. Quem sabe, agora, não seja o melhor momento para reestruturar a legenda. A esquerda tende a ganhar holofotes nessas eleições com uma contra-narrativa a direita radical no Palácio do Planalto. Se serão holofotes positivos ou negativos, só o tempo vai dizer. No Estado, Iriny, João e Helder já mostraram que não irão desperdiçar a oportunidade.

Apoio

Helder não esconde que a prioridade dele será a eleição em Cariacica. “Vou participar das campanhas do PT de aliados em todo o Estado, especialmente em Cariacica, na pré-candidatura da professora Célia”. O nome da pré-candidata foi por consenso, com a saída de André Lopes da disputa. Aliás, em uma reviravolta daquelas que merece ser abordada em outra oportunidade aqui na coluna.

Na Serra

No último fim de semana, em evento virtual com participação das principais lideranças, como Jackeline Rocha, Helder, Iriny e Nunes o PT oficializou o nome de Fernanda Souza como pré-candidata na Serra. Assistente social, já participou do governo de Paulo Hartung, Casagrande e Audifax Barcelos. “Estou me sentindo abraçada e lisonjeada com o carinho por parte de todos eles. Estamos unidos”.

Capital

Em Vitória, o partido definiu o nome de João Coser, que em entrevista à coluna já disse que vai defender o legado do PT. Nos bastidores, comenta-se que a pré-candidatura de João em Vitória não era a primeira opção dele, que estaria mais inclinado a tentar uma vaga no Congresso Federal em 2022. Mas, os acontecimentos – segundo informações, influenciados pelas escolhas de Helder – definiram outro caminho. Dentre os pré-candidatos do partido na Grande Vitória lançados até agora é o único que carrega na bagagem a liderança de uma prefeitura.

Pré-candidatos

Fernanda Souza (Serra), o ex-deputado José Carlos Nunes (Vila Velha) e Célia Tavares (Cariacica), foram escolhidos não apenas para buscar a preferência do público nas urnas, mas também com a missão de trabalhar para a reestruturação do partido. “Estamos empenhados em recolocar o PT na cena politica capixaba com o valor e o tamanho que ele tem. Temos nomes capazes de materializar nossa tática política traçada a muitas mãos”, defendeu a deputada estadual Iriny Lopes.