Marcos Garcia dialoga para apoio do governo

O deputado de primeira viagem é veterano na política. Antes de encarar o primeiro cargo eletivo, comandou dois partidos em Linhares, o antigo PRB, hoje Republicanos, e o PP. Ainda que mantenha perfil mais discreto na Assembleia, tem experiência quando o assunto é bastidor. E assim, sem fazer muito barulho, busca consolidar a pré-candidatura à prefeitura de Linhares, conforme mencionado pela coluna, nesse sábado.

Executivo

Marcos Garcia é empresário, agricultor e deputado estadual. Se depender dele – e do eleitorado, claro – não vai completar o terceiro ano na Casa. “A melhor maneira de chegar ao Executivo é passando pelo Legislativo. Estou muito feliz com o resultado que estou obtendo na Ales, mas sempre tive vontade de participar do Executivo”.

Por que o PV

Pelo Republicanos, seriam poucas as chances de conquistar uma cadeira na Ales. “Saí do partido por estratégia. Estava iniciando uma vida pública e a legenda tinha muitas pessoas com mandatos, senti que ali não teria muita chance”. Há pouco mais de 1 ano e 6 meses migrou para o Partido Verde, legenda pela qual se elegeu deputado.

Apoio

Contar com a chancela de Casagrande seria um empurrão e tanto para a campanha de Garcia. Ele tem alguns pontos a seu favor: faz parte da base de apoio de Casagrande na Ales, e já garantiu o apoio do PSB de Linhares, o que pode facilitar as conversas com o governador. “Estamos conversando com Casagrande para possível apoio a minha candidatura. O diálogo está bem avançado, mas ainda não está decidido”. Garcia disse ainda que contará com a ajuda do DEM e dialoga com o Cidadania local.

 Adversários

Com ou sem Casagrande, o caminho do deputado certamente não será fácil. Apesar de não falar sobre o assunto, o mercado político aponta que o atual prefeito Guerino Zanon (MDB) tentará a reeleição. No páreo também estão: Eliana Dadalto (Podemos), ex-deputada estadual; Odilon Gava (PT), ex-deputado federal; Lucas Scaramussa, advogado e professor; dentre outros.

Linhares

Sem atacar o atual gestor, o pré-candidato destaca que há muito o que fazer na cidade. “A sociedade clama por mudanças. Linhares tem atraído muitas indústrias. Precisamos direcionar esses recursos para as classes menos favorecidas, investir em infraestrutura, saúde e educação. Muita gente não tem nem saneamento básico”.