O acesso a informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que pediram registro para concorrer às Eleições Municipais de 2020 estão disponíveis na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral. A ferramenta traz aos dados declarados à Justiça Eleitoral, incluindo informações relativas às prestações de contas dos concorrentes. Até agora, o TSE já registrou mais de 55 mil pedidos de candidatura para concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Perfil
A plataforma aponta que brancos e pardos estão em maior número entre os postulantes a uma vaga eletiva municipal: 53,61% e 33,94%, respectivamente, seguidos de pretos, 10,4%. Amarelos e indígenas não chegam a 1% dos registros até agora.
Prazo final
Os pré-candidatos têm até o dia 26 de setembro para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. Até lá, certamente terão algumas mudanças ao longo da semana.
Notificação
O pré-candidado à prefeitura de Vitória, Nylton Rodrigues (Novo), recebeu uma notificação para prestar depoimento em um inquérito policial da PM. “O motivo alegado foi uma crítica que fiz ao governador. Isso, coincidência ou não, logo depois que sou lançado candidato a prefeito de Vitória”, disparou o coronel.
Vice-prefeita
Estéfane Ferreira, de 29 anos, é pré-candidata à vice-prefeita na chapa de Lorenzo Pazolini. Atualmente é Capitã da PMES e atua no 1º Batalhão.