Eleições 2020: novatos e veteranos na política

Quando se fala em eleições muitos pré-candidatos recorrem à fala da renovação política. Olhando para o cenário pós-convenção, tem mesmo muito estreante na corrida eleitoral em todos os municípios da Grande Vitória. Pra ficar claro, não necessariamente são rostos desconhecidos do eleitor, e sim, candidatos que estão concorrendo pela primeira vez ao comando de uma prefeitura.

Constatação

Cariacica e Viana são os únicos municípios que não têm na disputa um candidato que já esteve à frente da gestão municipal. Na Serra, tem Sérgio Vidigal (PDT). Em Vila Velha, Neucimar Fraga (PSD) e Max Filho (PSDB), e em Vitória João Coser (PT).

Constatação II

De todas as incógnitas pré-convenção, como a pré-candidatura de Vidigal, Max Filho e coronel Wagner Borges, a indefinição entre Neucimar e Dr. Hércules, em Vila Velha – a situação de Neuzinha merece destaque. Desde o início ela batalhou com todas as forças para consolidar a pré-candidatura. Não escondeu o incômodo com o (re)surgimento de Luiz Paulo no páreo. Por fim, ganhou o apoio local e nacional!

Volta

O Senado terá deliberações presenciais pela primeira vez desde o mês de março, quando todas as sessões passaram a ser remotas. Nesta semana, as comissões de Constituição e Justiça e Relações Exteriores devem votar nomes indicados para cargos em tribunais e embaixadas.

Novo mapa

Do governador Casagrande, sobre o novo mapa de risco que entra em vigor nesta segunda-feira: “Estamos vencendo a covid! O novo mapa de risco que entra em vigor nesta segunda traz 75 cidades em risco baixo e 3 em risco moderado. É importante seguirmos os protocolos de saúde, pois a pandemia não acabou”.