Vila Velha tem uma situação atípica em relação às demais cidades da Grande Vitória: é a única que terá na disputa eleitoral dois pré-candidatos que já tem a experiência de comandar a cidade. Max Filho (PSDB) quer a reeleição. Neucimar Fraga (PSD) quer voltar para a gestão pública. Se não levar as eleições para exercer quatro anos de trabalho, ainda tem a chance de garantir dois, no Congresso Nacional. Nada mal pra quem está há alguns aninhos fora do mercado político.
Bônus
A experiência pode ser usada a favor dos dois pré-candidatos. Mas também os deixa mais suscetíveis ao radar dos adversários. Os registrados, por equanto, são Amarildo Lovato (PSL), Arnaldinho Borgo (Podemos), Coronel Wager (PL), Dalton Morais (Novo) e Hudson Leal (Republicanos).
Vice na capital
O Vereador Mazinho dos Anjos terá como pré-candidato a vice João Salles. João é deficiente visual e luta pelas pessoas com deficiência desde 1980, tendo inclusive estado à frente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Vitória (Comped). Administrador e mestrando em Educação, João Salles é também atleta paralímpico e palestrante.
Vice na Serra
Com a desistência do pastor Evanilson Souza (PSC) do cargo de pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Gracimeri, quem ocupa o posto é o professor Lucas Silveira, também do PSC. Formado em Engenharia Química, Lucas é professor e coordenador do curso de Engenharia Química e de Petróleo de uma faculdade particular da Serra.
Transparência
Arnaldinho Borgo tem reunido os candidatos a vereadores em sua chapa para um pente fino e cobrado transparência durante as eleições. Ontem, em um cerimonial de Vila Velha, o contador da campanha majoritária explicou os cuidados com os recursos usados durante a campanha. Todos foram orientados como se deve prestar contas de tudo.
Registro
O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) registrou, nessa quinta-feira, a sua candidatura à prefeitura da Serra pela chapa “Mudança com Segurança”, composta pelos partidos PSB, Democratas, PV e Avante. O vice de Lamas é Guilherme Ribeiro de Souza Lima, de 40 anos, diretor da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams).