O candidato à Prefeitura de Vila Velha, pela coligação União por Vila Velha, Neucimar Fraga, visitou a Rede Vitória nesta quinta-feira (1°). O candidato é do PSD e foi recebido pelo diretor-executivo da Rede, Geraldo Vimercati.
Mulheres ainda são minoria nas eleições
As mulheres totalizam pouco mais de 52% do eleitorado do Espírito Santo, mas ainda são minoria na política. Nas eleições municipais deste ano, representam apenas 33,3% do número de concorrentes. Em quatro anos, o percentual subiu bem pouco: em 2016, as candidatas representavam 31,5%. Ainda em 2016, o Espírito Santo foi um dos estados do País que menos elegeu mulheres nos cargos de prefeito: apenas 5,41%.
Vereador
O Espírito Santo tem 11.426 candidatos a vereador nas eleições desse ano. Em 2016 o número não chegou a 10 mil. O aumento já era esperado, já que, pela primeira vez, vereadores não podem concorrer por coligações. Agora, o candidato a uma cadeira na Câmara Municipal participa do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.
Crise só aqui?
O MDB capixaba tem dado sinais de confusão e desorganização não é de hoje…vide os embates entre Lelo Coimbra e Marcelino Fraga. Mas, no cenário nacional é a legenda com o maior número de candidatos, são mais de 44 mil. Depois vem o PSD, com pouco mais de 39 mil, e o PP, com pouco mais de 38 mil. Há quatro anos, o MDB também liderou, seguido do PSDB e PSD.
Centro de Convenções
O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) propôs ao governo do Estado a construção de um Centro de Convenções na Serra. O parlamentar reforçou que o município contribui hoje com 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com diversas oportunidades de negócios e com um grande potencial de crescimento econômico. “O turismo tem grande importância na economia de uma cidade e é um setor que, se tiver investimento, tem potencial para colaborar com a geração de empregos”, pontuou.
Votação popular
O deputado federal Felipe Rigoni (PSB) abriu, nessa quinta-feira, a última etapa de votação do edital de emendas parlamentares. Dos 56 projetos finalistas que disputam os R$ 12 milhões, restam 41 iniciativas de seis categorias diferentes.
Operação
Segundo o Ministério Público do Estado, a operação “Mata Atlântica em Pé 2020” no Espírito Santo aplicou R$ 254.565,00 em multas por 38 infrações ambientais constatadas em municípios capixabas. As infrações ambientais incluem desmatamentos, queimas, cortes seletivos de árvores e descumprimento a termos de embargo. A operação foi realizada no Estado entre os dias 21 e 25 de setembro.