Pela primeira vez nessas eleições os candidatos vão se enfrentar frente a frente. Hoje, os candidatos às prefeituras da Serra, Sérgio Vidigal (PDT) e Fabio (Rede), e de Vila Velha, Max Filho (PSDB) e Arnaldinho Borgo (Podemos), participam de debate promovido pela Rede Vitória.
O que esperar?
O cenário é parecido nos dois municípios: de um lado tem os candidatos que têm vasta experiência na gestão e, de outro, os que trazem experiência no Legislativo municipal, e que apostam no discurso da renovação. Os eleitores, claro, querem ouvir proposições. Vai ter, sem dúvida. Mas devem vir acompanhadas de uma boa dose de enfrentamento e até acusações.
Em Vila Velha
Arnaldinho Borgo já está no embate com Max Filho há tempos. Na Câmara, era oposição declarada ao atual prefeito. Esteve antenado a cada passo da prefeitura durante o mandato, bem na cola de Max, e ganhou considerável notoriedade pela atuação. O prefeito de Vila Velha não deve ficar na defensiva. Até porque, no primeiro turno, ficou atrás do adversário e deve aproveitar cada oportunidade para tentar virar o jogo.
Na Serra
O veterano Vidigal teve boa vantagem em relação ao candidato do prefeito Audifax Barcelos (Rede), Fabio. Vidigal deve usar a experiência para apontar a falta dela no adversário. O vereador terá a missão de fazer o que, há mais de 20 anos, nenhum novo candidato na Serra conseguiu: convencer o eleitor do município com o discurso da renovação. No primeiro turno, o eleitor já mostrou um indicativo sobre o que pensa dessa renovação. O peso, nesse caso, está nos ombros do candidato de Audifax.
Em Vitória
Em Vitória, o debate entre Lorenzo Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT) ocorre na próxima quarta-feira.