Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu impugnar a candidatura a prefeito de Paulo Lemos Barbosa (PSD), eleito em Ibitirama. A decisão foi tomada após recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria Eleitoral da 18ª Zona Eleitoral. De acordo com o recurso do MPE, Paulo Lemos Barbosa, que já foi prefeito do município, teve as contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2014, e foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal Regional Federal (TRF), em 2018. O acórdão do TRE-ES reformou uma decisão da Justiça de primeiro grau, que havia julgado procedente o pedido de candidatura. O advogado de defesa do prefeito eleito, Wilson Márcio Depes, informou que já ingressou com recurso, tanto no TRE quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tentar reverter essa decisão. Barbosa foi eleito, no dia 15 de novembro, com 58,66% dos votos (3.241 no total), derrotando Javan de Oliveira Silva (DEM), José Paulo Jacinto (PV) e Juberto Luiz da Mota (Podemos).
Ciclovia na Serra
A Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) notificou a Prefeitura da Serra para que sejam corrigidas possíveis falhas, como má qualidade do asfalto, na ciclovia de 7,5 km, construída na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, que liga Laranjeiras a Jacaraípe. A notificação foi feita após técnicos irem até o local e constatarem irregularidades na obra. Durante sessão da Assembleia Legislativa, no último dia 8, o deputado Bruno Lamas (PSB) citou a ciclovia e chegou a apresentar um vídeo em plenário, onde é possível ver uma mulher arrancando um pedaço do asfalto com o salto do sapato. Segundo Lamas, a obra, avaliada em R$ 5 milhões, foi realizada pela prefeitura, mas bancada com recursos do governo do Estado.
O que diz a prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura da Serra informou que o projeto está sendo executado integralmente, como proposto e aprovado pelo Estado, e ainda acrescido de melhorias. Segundo a prefeitura, todas as questões levantadas pela fiscalização do Estado estão sendo respondidas ponto a ponto e são absolutamente normais no que se refere a uma obra que tem aproximadamente 8 km de extensão e ainda não está concluída, mas sim na sua fase de acabamento para entrega. A administração municipal destacou ainda que a falta de conhecimento técnico levou a uma denúncia sobre uma obra em andamento, sobre uma pista que ainda está em processo de acabamento.
Parceria entre o governo e a indústria
O governador Renato Casagrande participou, na semana passada, da última reunião do ano do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Acompanhado dos secretários de Estado do Governo, Tyago Hoffmann, e do Desenvolvimento, Marcos Kneip Navarro, Casagrande destacou a parceria do governo estadual com a Findes, em diversas frentes, e a importância de o Estado lutar por melhoria na malha ferroviária, para conectar os portos capixabas ao cerrado brasileiro e consolidar o Corredor Centro-Leste.
Nova diretoria da Acaps
Também durante a semana, Casagrande prestigiou a posse da nova diretoria da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), em cerimônia realizada no auditório da Fecomércio, em Vitória. Em seu discurso, o governador destacou a importância do diálogo permanente com a associação, a fim de encontrar soluções para o enfrentamento da pandemia. A nova diretoria da Acaps é formada por 35 membros e tem Fábio Dall’Orto Dalvi como presidente. O empresário foi eleito em votação no último dia 12 de novembro e inicia a gestão em 1º de janeiro de 2021. O mandato é válido para os próximos dois anos.
Responsável interinamente pela coluna: Rodrigo Araújo