Em pronunciamento pela internet, nesta sexta-feira (11), o governador Renato Casagrande (PSB) garantiu que, se for necessário, o governo do Estado vai comprar todas as doses possíveis da vacina Coronavac que o Instituto Butantã disponibilizar. Na quinta-feira (10), o Estado já havia formalizado uma consulta ao instituto, responsável pela fabricação do imunizante no Brasil, sobre a disponibilidade de 440 mil unidades da vacina para imunizar profissionais da saúde e da segurança pública contra a covid-19. Entretanto, Casagrande deixou claro que, se for possível, o governo estadual comprará ainda mais doses. “Eu, como governador, não posso deixar os capixabas desprotegidos”, afirmou durante o pronunciamento. O chefe do Executivo do Estado, no entanto, afirmou que ainda tem esperança de que o Ministério da Saúde vai adquirir todas as vacinas aprovadas pela Anvisa — ou por qualquer outra instituição estrangeira competente — e que coordenará o Plano Nacional de Imunização. No entanto, caso o governo federal opte por não comprar a “vacina chinesa”, o Instituto Butantã se comprometeu a disponibilizar 4 milhões de unidades da Coronavac diretamente aos estados.
Encontro com governadores
Horas antes de se pronunciar aos capixabas, já nos aposentos do Palácio Anchieta, Casagrande esteve em São Paulo, onde foi um dos palestrantes no 19° Fórum Empresarial Lide. O evento também contou com a participação dos governadores de Mato Grosso, Minas Gerais e, é claro, do anfitrião João Doria. A cobrança para que o governo federal liderasse o Plano Nacional de Imunização, como não poderia ser diferente, foi um dos pontos abordados pelo governador capixaba em seu discurso. Além disso, Casagrande falou sobre o aumento da desigualdade social durante a crise gerada pela pandemia e cobrou a aprovação das reformas necessárias no Congresso Nacional para mitigar os impactos à população mais necessitada.
Delegado será secretário em Vitória
O prefeito eleito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), anunciou nesta sexta-feira o nome do primeiro secretário de sua equipe. Ícaro Ruginski, que faz parte da equipe de transição de Pazolini, vai assumir a pasta de Segurança da cidade. Ruginski é delegado da Polícia Civil do Espírito Santo desde 2007 e, atualmente, é o chefe da Superintendência de Polícia Regional Norte. Pazolini, que sabidamente também é delegado da PCES, já havia divulgado alguns nomes para sua equipe de transição no início do mês.
Nomes de peso da política em Vitória
Na próxima segunda-feira (14), três importantes nomes da política estadual e nacional participarão do evento Folha Business, promovido pela Rede Vitória. Trata-se do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do governador do Estado, Renato Casagrande, e do deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES). Além deles, o evento contará com a participação de Renato Mazzola, do BTG Pactual; Luiz Parreiras, da Verde Asset; e Marcio Felix, CEO da EnP. O evento será realizado das 16h30 às 20h30 no Sheraton Vitória Hotel. Serão quatro horas de integração e troca de experiências, além de perspectivas para 2021 no Espírito Santo e no Brasil. O público poderá acompanhar a cobertura completa em multiplataformas e a transmissão ao vivo no Folha Vitória.
Responsável interinamente pela coluna: Rodrigo Araújo