Faltando 20 dias para o fim do ano e, consequentemente, do mandato de Max Filho (PSDB) frente à Prefeitura de Vila Velha, a atual gestão do município, enfim, publicou no Diário Oficial da última sexta-feira (11) o decreto que institui oficialmente o processo de transição entre a atual e a futura administração municipal. A equipe de transição governamental será coordenada pela secretária de Controle e Transparência, Angela Maria Soares Silvares. Também compõem o grupo: o procurador-geral de Vila Velha, Jose de Ribamar Lima Bezerra; o secretário de Planejamento e Projetos Estratégicos, Ricardo Ferreira dos Santos; e o secretário de Meio Ambiente, José Vicente de Sá Pimentel. Eles terão como função disponibilizar à equipe de transição do prefeito eleito, Arnaldinho Borgo (Podemos), informações acerca dos programas e ações em andamento na prefeitura, além das contas públicas, do funcionamento dos órgãos da administração municipal e de outras informações que se julgarem necessárias.
Transição mais tranquila
Como a coluna já havia informado, a equipe de Arnaldinho Borgo se queixava da forma como o processo de transição estava sendo conduzido pela atual gestão. Quem sabe agora, ainda que com um certo atraso, a mudança de governo em Vila Velha seja conduzida de forma serena e que a futura gestão disponha das informações necessárias para iniciar bem seu mandato.
Conexão entre os setores público e privado
Estabelecer contato entre os grandes tomadores de decisão do setor privado do Espírito Santo com lideranças importantes do poder público estadual e nacional. Essa é a ideia do 2º Encontro Folha Business, evento promovido pela Rede Vitória e que será realizado na próxima segunda-feira (14), no Sheraton Vitória Hotel, na capital capixaba. Responsável pelo evento, o especialista em investimentos e colunista do Folha Vitória, Ricardo Frizera, destaca que na plateia estarão alguns dos principais nomes do setor privado do Espírito Santo, donos dos maiores grupos empresariais que atuam no estado. Falarão para eles, entre outros participantes, três importantes personalidades da política capixaba e nacional: o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), o deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “A ideia é conectar esses tomadores de decisão do setor público e privado, para que os empresários possam tomar decisões baseadas no cenário da política local e nacional”, ressaltou Frizera. O Folha Business começa às 16h30 e terá quatro horas de duração.
Em defesa da indústria de bebidas
Após a fábrica de sucos Dell Vale anunciar que vai deixar o Espírito Santo, o deputado estadual Doutor Hércules (MDB) reuniu-se virtualmente com a direção do Sindicato da Indústria de Bebidas do Estado (Sindibebidas). O deputado se comprometeu a intermediar com o governo estadual formas de estruturar o setor. Além disso, haverá cobrança junto às secretarias de Fazenda e Segurança Pública sobre a entrada de produtos de fora do Espírito Santo, de forma ilegal, sem o recolhimento dos devidos impostos. O deputado também sugere a criação de uma força-tarefa para defender os empregos e os impostos gerados pelos empresários das indústrias de sucos, água mineral, água de coco e bebidas.
Responsável interinamente pela coluna: Rodrigo Araújo