Fabio Duarte (Rede) disputou as eleições para a prefeitura da Serra. Não venceu, mas surpreendeu. Ao longo do processo diminuiu consideravelmente a diferença para o adversário e atual prefeito, Sérgio Vidigal, e, de certa forma, conseguiu se descolar – propositalmente – da imagem de Audifax. Fabio diz que o sonho de assumir o cargo de prefeito continua vivo, mas que, a curto prazo, os planos são outros. “O projeto de ser prefeito da cidade não acabou. Está longe para falar das eleições de 2024, o meu projeto agora é buscar uma vaga como deputado estadual”, adiantou.
Multas
Seguiu para sanção do prefeito de Vitória projeto de lei da Câmara que permite que empresas de grande porte possam converter multas ambientais em aquisição de lotes de vacinas destinadas a imunização contra a Covid-19. A proposta é do vereador Armandinho Fontoura (Podemos). Multas não falta, já as vacinas…
Volta às aulas
A maioria dos município informaram que irão retomar às aulas em fevereiro. Em 45% das regiões, as unidades de ensino irão atuar de forma híbrida. Em 27%, de forma remota e em 3% no modelo presencial. Muitas instituições ainda têm que se adequar quanto as medidas sanitárias para o retorno às aulas em segurança: em mais de 50 cidades não há planejamento de testagem da covid-19 de profissionais da educação. Além disso, quase 60% dos municípios admitiram que algumas escolas não têm estrutura física adequada para atender as normas da sanitárias de combate à covid.
Sedu
A Secretaria de Educação do Estado informou que os resultados mostram alguns desafios para a rede municipal, mas que uma parte significativa tem condições de retornar. Disse ainda que está à disposição dos municípios para auxiliar e orientar quando ao retorno das aulas neste ano.
Inovação
As professoras Delma do Carmo Ker e Aguiar, Laucenir Alves de Souza e Faria e Magda de Almeida Rezende vão concorrer à indicação para a titularidade da Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco. Elas foram as mais votadas entre os cinco candidatos inscritos para a eleição direta. Nos dias 25 e 26 de janeiro, as três terão a oportunidade de defender diante o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) seus respectivos projetos para a educação no município. A decisão do prefeito sairá no dia 27.