Nesta segunda-feira, integrantes de partidos como o PCdoB, DEM, PTC e Rede irão protestar em frente à Câmara de Vereadores de Cariacica contra supostas candidaturas laranjas de mulheres no município nas eleições de 2020.
Ação
Três candidatos a vereador protocolaram uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra quatro partidos políticos, PDT, PMN, PV e Cidadania, que teriam lançado candidatas laranjas para preencher a cota de 30% de mulheres. “Algumas candidatas não tiveram sequer um voto. Nós conseguimos provas robustas contra essas pessoas, que mesmo candidatas, fizeram campanha para outros nomes”, disse um dos defensores da ação. O juiz eleitoral Adriano Correa de Mello, da 034ª Zona Eleitoral de Cariacica, aceitou a denúncia. “De fato, há indícios relevantes que autorizam o recebimento da inicial”, ressaltou na decisão.
Próximos passos
Agora, a Justiça Eleitoral deve citar os vereadores eleitos dos partidos envolvidos e seus suplentes, além das candidatas mulheres que, eventualmente, participaram da fraude. Após todos os envolvidos apresentarem suas respectivas defesas, serão realizadas as audiências de instrução, com os depoimentos das partes e coleta de outras provas. Só depois será proferida a sentença.
Mudanças no resultado
O advogado responsável pela ação, Leonardo Jose Vulpe, falou da expectativa para o andamento do processo. “Se considerar que realmente as mulheres não fizeram campanha, mas apenas foram usadas para preencher os 30% da cota de gênero, a decisão do magistrado deverá tornar nula a chapa e anular também todos os votos recebidos por referidos candidatos, mudando o resultado da eleição. Vereadores eleitos destes partidos envolvidos deverão sair e entrar outros de partidos que não se utilizaram de fraude eleitoral”.
Vacinas
O governador Renato Casagrande vai participar do Ato Simbólico de Recebimento das Vacinas – Brasil Imunizado, realizado nesta segunda-feira, às 7 horas, em São Paulo. O Espírito Santo deve receber em torno de 100 mil doses.
Câmara
Alguns deputados federais capixabas ainda não decidiram em quem devem votar para a presidência da Câmara dos Deputados. Norma Ayub (DEM), Da Vitória (Cidadania), Felipe Rigoni (PSB), Lauriete (PSC) ainda não anunciaram apoio. Soraya Manato (PSL), Amaro Neto (Republicanos), Neucimar Fraga (PSD) e Evair de Melo (PP) votam em Arthur Lira (PP). Helder Salomão (PT) e Ted Conti (PSB) apoiam Baleia Rossi (MDB).
Falando na eleição
O candidato à presidência da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (PP-AL), estará em Vitória, amanhã. Na agenda, coordenada pelo deputado federal Evair de Melo, Lira fará visita ao governador Renato Casagrande, ao gabinete do prefeito da capital, Pazolini e ao Presidente da Assembleia, Erick Musso.