Apesar de autorizadas pelo governo do Estado desde o dia 13 de outubro, as aulas presenciais nas escolas das redes municipais não foram retomadas na maioria das cidades do Espírito Santo. Vitória foi um dos municípios que optaram por permanecer, pelo menos até o fim de 2020, exclusivamente com atividades remotas, para não expor a comunidade escolar à possível infecção pelo coronavírus. No entanto, o retorno das atividades presenciais nas escolas municipais da capital pode estar próximo. Em entrevista ao programa ES no Ar, da TV Vitória/Record TV, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) ressaltou que sua intenção é retomar as aulas o quanto antes — claro, obedecendo a todas as regras de prevenção à covid-19. “Há necessidade de retorno, nem que haja rodízio de alunos, mas temos que levar as crianças de volta a esse sentimento de pertencimento que a escola proporciona”, frisou.
Foco na pandemia
E a pandemia certamente será um dos maiores desafios a ser enfrentado neste início de mandato, não só por Pazolini, mas por todos os prefeitos. Sobre esse tema, o chefe do Executivo municipal da capital capixaba disse que é importante dialogar com as pessoas sobre o risco das aglomerações, mas que outras ações também devem ser adotadas, como a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde e a dinamização de consultas e atendimentos especializados.
Sem computador
Em entrevista exclusiva ao Jornal Online Folha Vitória, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), contou que um detalhe lhe chamou muito a atenção logo ao entrar no gabinete da prefeitura: a mesa do prefeito não tem computador. “Achei estranho. Uma cidade transparente tem que ter informações online disponíveis o tempo todo para o gestor”, afirmou.
Informatização
E a informatização e digitalização da Prefeitura da Serra está entre as primeiras ações a serem executadas pela nova gestão municipal, segundo Vidigal. Serviços como agendamento de consulta, matrícula escolar e solicitação de alvará de funcionamento para pequenas empresas deverão ser informatizados e poderão ser feitos por meio de aplicativo.
Diretrizes
Em Cariacica, o dia foi de reunião entre o prefeito, Euclério Sampaio (DEM), e seu secretariado. Em pauta, as diretrizes e prioridades para os primeiros 100 dias da nova gestão municipal. O prefeito afirmou que a prioridade será a área de saúde, mas também destacou ações para a segurança pública e para a execução de obras na zona rural.
Retorno à Ales
A segunda-feira também foi de retorno à Assembleia Legislativa. Como três vagas foram abertas na Casa de Leis, com a saída dos deputados que assumiram prefeituras no estado, Freitas (PSB), Luiz Durão (PDT) e Madureira (Patriota) voltaram a ocupar cadeiras no Legislativo estadual. Madureira era o que estava há mais tempo longe da Ales: tinha finalizado seu último mandato em 2000. Freitas chegou a retornar à Assembleia em 2019, com a saída temporária do deputado Bruno Lamas (PSB) para a Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social. Já Durão estava longe da Casa de Leis desde 2018.
Mudanças no governo
No Executivo estadual, mudanças começaram a acontecer nesta segunda-feira. O economista Maurício Duque deixou a presidência do Bandes, cargo que assumiu no início do atual mandato de Renato Casagrande (PSB). Segundo nota divulgada pelo governo do Estado, Duque se desligou do cargo “para trabalhar em projetos pessoais”. Para o lugar dele, o escolhido foi o diretor-geral da ARSP, Munir Abud de Oliveira. Entretanto, sua efetivação depende de aval do Banco Central. Enquanto isso, o Bandes será comandado, interinamente, por Luiz Fernando Castro de Mello Leitão, atual diretor de Negócios do banco.
Reunião com prefeitos
Nesta terça-feira, Renato Casagrande se reunirá com os novos prefeitos da Grande Vitória e com os gestores das cidades do litoral capixaba. Em pauta, a apresentação da metodologia de elaboração da Matriz de Risco do governo e a discussão de medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Também participarão do encontro os respectivos secretários de Saúde dos municípios. Ao todo, representantes de 16 cidades capixabas estarão presentes na reunião, que ocorrerá de modo virtual.
Responsável interinamente pela coluna: Rodrigo Araújo
Sou professora e não vejo a hora de voltar a trabalhar…mas será que nosso prefeito vai disponibilizar todos os insumos para seguir o protocolo????