Um dia após tomarem posse em seus respectivos cargos, os prefeitos da Grande Vitória aproveitaram o primeiro dia de trabalho à frente das prefeituras para arregaçar as mangas e colocar a mão na massa — mesmo em pleno fim de semana. Em Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) não esperou nem virar o dia. Mesmo sendo o último dos gestores da região metropolitana a ser empossado, já tratou de participar, poucas horas depois de assumir o cargo oficialmente, da primeira operação realizada pela Guarda Municipal sob sua gestão. Pazolini, que é delegado da Polícia Civil capixaba, elegeu a segurança pública como uma de suas prioridades. Ao lado do também delegado e hoje secretário municipal de Segurança de Vitória, Ícaro Ruginski, o prefeito acompanhou o trabalho preventivo da Guarda em diversos bairros da capital. Já na manhã de sábado (2), voltou às ruas para acompanhar mais uma operação da Guarda, esta já resultando na prisão de dois suspeitos de furto.
Cuidando de casa
Em Cariacica, o prefeito Euclério Sampaio (DEM) tratou de colocar a equipe da prefeitura nas ruas para realizar serviços de capina, roçagem, paisagismo e pintura de meio-fio. Além disso, os valões foram limpos para prevenir possíveis alagamentos. Os trabalhos foram realizados nos bairros Nova Brasília, Flexal I e Jardim América, e contou com a participação de cerca de 120 servidores. Euclério fez questão de acompanhar a ação pessoalmente. “Temos que cuidar de Cariacica como se fosse a nossa casa, pois quem ama, cuida”, afirmou
Planejamento
Já na Serra, o trabalho de Sergio Vidigal (PDT) em seu quarto mandato à frente da prefeitura começou com uma reunião com o secretariado do município, para traçar as primeiras medidas a serem tomadas. Entre elas está a integração da Guarda Municipal ao Sistema de Inteligência, a revisão e renegociação de contratos, o estudo para a redução de despesas de combustíveis, energia elétrica, água e telefonia, a revisão de concessão de horas extras a servidores públicos, entre outras. A ideia é enxugar os gastos.
Contingenciamento
E em Vila Velha, o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) anunciou como uma de suas primeiras ações à frente do Executivo municipal a realização de um contingenciamento de 30% do orçamento da prefeitura, válido para todas as secretarias, exceto a de Saúde. Além disso, o prefeito anunciou a prorrogação do decreto de emergência, por conta da pandemia da covid-19, que acompanhará os moldes do que for decretado no estado e no país.
Saúde I
Mesmo com o mandato já em curso, mais um nome foi anunciado para compor a equipe de Lorenzo Pazolini na Prefeitura de Vitória. E foi para uma pasta importantíssima, especialmente neste momento em que o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus. A médica Thais Campolina Cohen Azoury é a nova secretária de Saúde e terá a árdua missão de liderar o enfrentamento à covid-19 na capital capixaba, onde já foram registrados quase 29 mil casos da doença e quase 600 pessoas já morreram.
Saúde II
Já em Cariacica, a pasta de Saúde terá um secretário interino neste início de mandato, mesmo sendo considerada estratégica para a cidade e uma das áreas mais destacadas por Euclério Sampaio durante sua campanha nas eleições. A secretaria será comandada interinamente por Messias Donato, ex-vereador do município entre 2013 e 2016.
Quinto mandato
Mesmo iniciando seu quinto mandato à frente da Prefeitura de Linhares, o prefeito reeleito Guerino Zanon (MDB) afirmou, em discurso durante a posse de sua nova gestão, estar com mais vontade ainda de trabalhar para superar os desafios. Entre os anúncios feitos pelo prefeito está a retomada das obras do novo Centro de Educação Infantil Municipal do distrito de Bebedouro, para a próxima quarta-feira (6), além da construção de duas unidades de saúde, nos bairros Santa Cruz e Movelar.
Responsável interinamente pela coluna: Rodrigo Araújo