ES não deve escapar de novas medidas restritivas

Tudo indica que o governo estadual não vai esperar a ocupação de leitos de UTI para covid-19 chegar a 90% para anunciar medidas restritivas de isolamento. Segundo fontes relataram à coluna, o governo já se movimenta para anunciar, logo, algumas mudanças.

Agenda Integrada

Nessa quinta-feira, aconteceu o 11º Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha. O tema desta edição foi “Os rumos e desafios para o desenvolvimento de Vila Velha”. Arnaldinho Borgo (Podemos), que completou 70 dias de gestão, apresentou o tema destacando as ações realizadas e os projetos de curto, médio e longo prazos. Na ocasião, O prefeito ainda recebeu do setor produtivo a Agenda Integrada de Desenvolvimento de Vila Velha.

Violência

O presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael (PSD), visitou à Câmara da Serra para firmar parcerias com o presidente Rodrigo Caldeira (PRTB). Uma delas é a assinatura em conjunto de um projeto de lei obrigando o executivo das duas cidades a publicarem em seus sites dados atualizados referentes aos casos de abusos sexuais contra a criança e ao adolescente. “A intenção do projeto é tornar mais fácil a busca pelos dados e acompanhamento dos números que, em Vitória, aumentam progressivamente, segundo números da Secretaria de Saúde”, explicou Davi.

Bronca

Servidores da Câmara de Vitória estão na bronca com a biometria para bater o ponto de entrada e saída do expediente. Segundo fontes contaram, todos passam lá para colocar suas digitais, porém o aparelho não é constantemente limpo, aumentando as chances de contágio. Além disso, ninguém tem medido a temperatura de quem entra e deixa o prédio.

Contra

O deputado federal Helder Salomao (PT) foi o único parlamentar da bancada capixaba a votar contra a PEC Emergencial. “Sou a favor do auxílio emergencial.  Esta PEC não cria o auxílio emergencial, apenas estabelece o limite máximo de gasto de R$ 44 bilhões com o auxílio. É um absurdo se considerarmos que em 2020 foram destinados aproximadamente R$ 300 bilhões para o pagamento do auxílio emergencial. Bolsonaro quer matar o povo brasileiro de fome”, disse Helder.

Anchieta

Vereadores de Anchieta apresentaram, nesta semana, projeto que prevê incentivos fiscais para instalação ou ampliação de empresas, visando à atração de investimentos e geração de empregos. Descontos em impostos e taxas estão entre as condições propostas pelo projeto. Segundo os parlamentares, uma lição ficou após a paralisação da Samarco por quase cinco anos: reinvenção e criação de novas oportunidades de desenvolvimento, sem que sua economia dependa unicamente das receitas geradas pela mineradora.

Licitação 

A previsão do Departamento de Edificações de e Rodovias do Estado (DER) é de que o edital de licitação para a pavimentação da Rodovia ES-245 seja publicado ainda no primeiro semestre de 2021 . De acordo com o deputado Marcos Garcia (PV), a informação foi repassada ao parlamentar pelo próprio diretor-presidente do DER, Luiz Cesar Maretto.

Doação

O deputado estadual Doutor Hércules (MDB) fez uma entrega de R $ 20 mil de sua verba pessoal, por meio de emenda parlamentar, para o Instituto Neymara Carvalho. “Essa é a segunda vez que destino verba para este projeto. O Instituto Neymara Carvalho faz um serviço único na praia da Barra do Jucu em Vila Velha.”, ressalta Hércules, que é médico.