Bolo e aglomeração no aniversário do “mito”

O presidente Bolsonaro comemorou mais um ano de vida, nesse domingo (21). No Brasil, mais de 290 mil pessoas não terão mais essa chance. Isso não importa para o Presidente, que fez sua festinha pública com direito a bolo e aglomeração. Da bancada capixaba no Congresso, apenas Lauriete (PSC), Norma Ayub (DEM) e Soraya Manato (PSL) desejaram, pelo menos publicamente, feliz aniversário ao “mito”.

Ajuda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enviou à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, um pedido especial para que o Brasil compre vacinas contra a covid-19 do estoque americano. De um lado, um pedido de socorro à comunidade internacional. Mas, vindo de Pacheco, uma tentativa de atenuar a crise instalada no Brasil e afastar a pressão para abertura de impeachment.

Teste do Pezinho

A Câmara dos Deputados poderá votar, na terça-feira (23), projeto que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho, realizado com a coleta de gotas de sangue dos pés do recém-nascido.

Fura-fila

Governador Casagrande tem até a próxima quarta-feira (24) para sancionar projeto que determina multa para fura-filas da vacinação, e para profissionais que não aplicarem, de propósito, conteúdo da dose.

Eventos

Tramita na Assembleia Legislativa proposta que estabelece ações emergenciais e temporárias destinadas a empresas e produtores de eventos, por meio do Programa Emergencial de Auxílio do Setor de Eventos (Pease). A iniciativa estabelece isenção e refinanciamento de todos os impostos e taxas estaduais referentes aos exercícios de 2019 até 2022. O projeto é do deuptado Renzo Vasconcelos (Progressistas).

Vacina

O Instituto Serum da Índia, informou ao Brasil que o envio de novos suprimentos da vacina Oxford/Astrazena contra a covid-19 sofrerão um atraso devido ao aumento da demanda local pelo imunizante, enquanto se trabalha para expandir a capacidade da fábrica. Nesse domingo, o Ministério da Saúde admitiu a possibilidade e afirmou em nota que o cumprimento dos prazos previstos  no cronograma de entrega de vacinas depende dos laboratórios fabricantes.

Medidas sociais

A expectativa da semana é para o anúncio das medidas sociais prometido por Casagrande, na última sexta-feira (19).

Carta

Mais de 200 economistas, empresários e banqueiros de diferentes grupos políticos divulgaram neste domingo uma carta pública direcionada ao governo federal. Nela, pedem urgência na vacinação e a adoção de políticas públicas com base na ciência, e dizem que a recessão não será superada enquanto a pandemia não for controlada por uma atuação competente.