A primeira vereadora eleita no Brasil é capixaba

Em 1935, a capixaba e professora de música, Maria Felizarda de Paiva Monteiro, mais conhecida como Neném Paiva, entrou para a história da política brasileira. Ela foi a primeira vereadora eleita no Brasil, chegando a presidir a Câmara Municipal de Muqui. Seu mandato terminou no final de 1937, quando Getúlio Vargas aplicou o golpe do Estado Novo.

Participação na política

O Espírito Santo tem mais de mil cargos eletivos, considerando Executivo e Legislativo. Desses, apenas 111 são ocupados por mulheres, o que representa apenas 10,5% do total.

Chuva

Entra mandato, sai mandato uma coisa não muda: as fortes chuvas seguem como um dos maiores desafios para os prefeitos da Grande Vitória, vide os alagamentos e rastros de destruição em várias partes da Região Metropolitana nesta segunda, depois das chuvas da noite de domingo.

Chuva II

Vila Velha geralmente desponta como um dos locais mais castigados quando a chuva aperta. “Estou nas ruas acompanhando as estações de bombeamento. As três estações estão funcionando corretamente”, disse o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), do canal de Guaranhuns. Casagrande (PSB) também se manifestou. “Estamos atentos e acompanhando, através da Defesa Civil Estadual, os impactos ocasionados pelas chuvas ocorridas nas últimas horas”, disse Renato Casagrande (PSB).

Fura-fila

Substitutivo apresentado ao projeto de lei que prevê sanções para o fura-filas da vacinação contra a covid-19 estabelece penalidades para quem deixar de aplicar propositalmente o imunizante. A multa nesse caso chegará a R$ 29.167,20. As mudanças no texto, dizem fontes, tem o dedo do governo estadual.

Comissão

Nesta segunda, acontece na Ales a reunião “Educação Especial: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) e Dislexia”. O encontro vai contar com especialistas da área da saúde e representantes da Sedu. O debate, solicitado por um grupo de mães, tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação, tornando-a mais inclusiva. O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) estará à frente da discussão.