Antes de se eleger presidente, Jair Bolsonaro (sem partido) era um deputado federal do baixo escalão. No Congresso, mais do que por projetos efetivos, ele ganhou projeção pelo conservadorimo extremo e posicionamentos que, volta e meia, flertavam com o autoristarismo. Quando eleito, o presidente passou a contar com uma legião de apoiadores no Congresso, inclusive capixabas, como Evair de Melo (PP), Soraya Manato (PSL) e Marcos do Val (Podemos). Apesar de mais tímidos nos posicionamentos, Norma Ayub (DEM), Lauriete (PSC) e Neucimar Franga (PSD) também fazem parte do time bolsonarista da bancada capixaba.
Apoio
Só que, desses, Soraya Manato talvez seja a única que continuará fiel ao presidente, com todo o apoio de Carlos Manato, independentemente das circunstâncias. No dia mais esperado da CPI da Covid e mais temido pelo governo federal também, apenas a deputada se manifestou apoiando Pazuello. E o Evair? Ele ficou em agenda com o ministro de Minas e Energia em boa parte do dia no interior do Espírito Santo.
Críticas
Já o deputado de oposição Helder Salomão (PT) disse que a missão de Pazuello para proteger Bolsonaro foi cumprida.
Discurso
Durante a comissão, o ex-ministro disse que respondeu às ofertas de vacinas da Pfizer, que o Ministério da Saúde não incentivou o uso da cloroquina, e que ele fez tudo o que estava ao seu alcance para levar oxigênio para Manaus.
Meio Ambiente
A Vale cumpriu, até agora, oito das 48 metas estabelecidas no Termo de Compromisso Ambiental (TCA), que define medidas de controle de emissões atmosféricas na Grande Vitória. A informação é do gerente de Meio Ambiente da mineradora, Romildo Fracalossi, que participou da reunião virtual da Comissão de Meio Ambiente, nessa quarta-feira (19).
Parabéns
Nessa quarta-feira (19), o deputado estadual Dr. Hércules (MDB) foi recebido com muita animação ao chegar na Ales. É que era o aniversário dele e os servidores fizeram uma surpresinha. Merecido!