Governo do ES busca diálogo com Prefeitura de Vitória

O governo estadual sentou à mesa com a prefeitura de Vitória para dialogar. Os “ruídos na comunicação” entre a gestão Casagrande e o município se intensificaram nos últimos meses, principalmente por conta de discordâncias na condução da pandemia. Agora, o assunto é outro: obras. A Prefeitura de Vitória embargou um trecho da obra do Complexo Viário de Carapina, do governo estadual. Embargo quer dizer atraso, que pode significar promessa não cumprida. Tudo o que Casagrande não quer, principalmente para quem busca a reeleição.

Reunião 

A reunião ocorreu na tarde dessa quinta-feira (27). O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) recebeu em seu gabinete o chefe da Casa Civil do governo estadual, Davi Diniz, e o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. Ao gravar um breve vídeo sobre a reunião, o “anfitrião” fez questão de dizer que estava recebendo os dois na Prefeitura de Vitória. Se o embargo às obras tem ou não fundamento, e independente de quem tenha buscado o diálogo, todo o script foi bem favorável à prefeitura, já que quem bateu na porta do prefeito para resolver o impasse foi o governo estadual.

Dória provocador 

Durante sessão da CPI da Covid, nesta quinta-feira (27), o senador Marcos do Val (Podemos) afirmou que o governador de São Paulo, João Doria, provocava raiva no presidente Bolsonaro. “Todo mundo já sabe que o Presidente sempre teve essa característica desde quanto era deputado federal, isso não é novidade, e o Dória provocava isso”.  Ainda disse que o governador também é responsável pela politização e radicalismo em torno do pandemia. O parlamentar pediu a Dimas Covas, diretor do Butantan, para que “baixasse as armas” e não politizasse o assunto.

Critérios científicos ou políticos?

O governo estadual antecipou a vacinação contra a covid-19 para diversas categorias, e está imunizando alguns grupos fora da ordem prevista na Campanha Nacional de Imunização. A medida não é irregular, pelo contrário, demonstra o comprometimento do governo estadual com a imunização dos capixabas. O governo só não explica qual é o critério técnico adotado para antecipar a vacinação de uma categoria em detrimento de outra.

Sudene I

O Senado aprovou um projeto de lei proveniente da Câmara que incluiu quatro municípios do Espírito Santo nas áreas da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene): Itarana, Itaguaçu, Aracruz e Governador Lindenberg. O projeto, aprovado por 57 votos favoráveis e nove votos contrários, será encaminhado à sanção do presidente da República.

Sudene

Entre as principas atribuições da Sudene estão a formulação de planos e diretrizes para o desenvolvimento de sua área de atuação e o apoio, em caráter complementar, a investimentos públicos e privados nas áreas de infraestrutura econômica e social.