Arthur Virgílio no Estado hoje
A uma semana das prévias do PSDB, o ex-prefeito de Manaus (AM) Arthur Virgílio vem ao Estado neste domingo (14) em busca de votos dos tucanos capixabas. Ele, o governador paulista João Doria e o governador gaúcho Eduardo Leite disputam quem será o nome tucano na eleição para a Presidência da República no ano que vem.
Doria e Leite já estiveram no Estado – o gaúcho por duas vezes. Virgílio era o único pré-candidato às prévias que não tinha pisado em solo capixaba, mas incluiu a capital Vitória em sua “Cruzada pela Amazônia, pela democracia e pelo fortalecimento do PSDB”. O encontro será nesta tarde no centro de Vitória, onde ele irá se reunir com tucanos.
O presidente do PSDB capixaba, Vandinho Leite, não estará presente. Segundo sua assessoria, a participação de Vandinho no evento será de maneira remota por questões de agenda. Virgílio vem de Salvador e daqui vai para Minas.
“Cama para Lula deitar”
Num debate promovido em São Paulo, na última sexta-feira (12), com os três pré-candidatos, Virgílio criticou o ministro da Economia Paulo Guedes. “Eu admirava muito o ministro Guedes. Hoje não mais. Ele faz o possível para liquidar com todas as conquistas que o Plano Real trouxe aos brasileiros. E plantou uma cama enorme para o Lula deitar”.
Junto com Doria, Virgílio também mirou sua artilharia contra Eduardo Leite, questionando o gaúcho sobre os deputados federais tucanos do Rio Grande do Sul que votaram com o governo Bolsonaro na PEC dos Precatórios. Uma sinalização ao ninho de que Virgílio e Doria podem estar juntos num eventual segundo turno das prévias, que se tiver, será no dia 28. A maior parte do debate Doria e Leite trocaram farpas.
***
Na comitiva presidencial
O ex-deputado Carlos Manato disse que a conversa com Magno Malta, sobre sua entrada ou não no PL, deve ocorrer após o ex-senador voltar da viagem com o presidente da República, Jair Bolsonaro. “Ele vai (foi) com o Presidente aos Emirados Árabes, quando ele voltar, vou marcar de conversar com ele sobre o PL”, disse Manato. Bolsonaro embarcou nesta sexta-feira (12) para uma viagem oficial de uma semana ao Oriente Médio. Três destinos estão previstos: Emirados Árabes, Bahrein e Catar e ele deve participar da Expo Dubai. O tesoureiro do PL, Carlos Salvador, confirmou que Magno Malta está na comitiva do Presidente.
Em março de 2020, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto (10.267/2020) que deixa a critério da autoridade que requisita o voo para a missão oficial decidir sobre a destinação das vagas ociosas. O artigo 7º diz: “Ficarão a cargo da autoridade solicitante os critérios de preenchimento das vagas remanescentes na aeronave, quando existirem vagas disponíveis além daquelas ocupadas pelas autoridades que compartilharem o voo e por suas comitivas”.
Em outras palavras, mesmo sem ter cargo público, qualquer pessoa a convite do Presidente pode ir de carona junto à comitiva, para qualquer parte do país ou do mundo nos voos da FAB.
Fica para depois
Também vai ficar para depois da viagem ao Oriente o encontro estadual do PL para definir cenários, candidaturas, filiações e rumos no Estado. Segundo o tesoureiro do partido, Carlos Salvador, o encontro com os filiados será no próximo dia 27, às 9 horas.
***
Em Barcelona
O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, embarcou para Barcelona (Espanha), compondo a delegação brasileira de prefeitos e prefeitas para participar da Smart City Expo World Congress 2021 – um evento para o desenvolvimento de cidades inteligentes. O vice-prefeito Ruy Guedes assumiu o comando do município interinamente.
***
Merenda dobrada
O vereador de Vitória Leandro Piquet fez uma indicação à Prefeitura para que amplie a política de merenda escolar nas escolas municipais, oferecendo um desjejum às crianças que chegam para estudar, além da merenda na metade do turno.
“Nossa visita às escolas mostrou que muitas crianças chegam sem se alimentar, sendo a escola, para muitos, o único local em que estes meninos e meninas conseguem ter uma alimentação equilibrada. Essa política é importante também pelo fato de que estamos em um processo de alto desemprego, inflação elevada de alimentos, ocasionando insegurança alimentar nas famílias mais vulneráveis”, disse o vereador.
A ideia foi abraçada pelo prefeito Pazolini e pela secretária municipal da Educação, Juliana Rohsner, que disse que será feito um estudo técnico, mas a previsão é que a política seja implantada nas escolas a partir do ano que vem.
Férias escolares = fome!
Reportagem da BBC News de 2019, com famílias em situação de vulnerabilidade em São Paulo, mostrou que as férias escolares representam, para muitas crianças, passar fome. E isso naquela época, antes da pandemia. Com as férias se aproximando, a preocupação aumenta.
***
Chapa faz pedido à justiça
A candidata à presidência da OAB-ES Érica Neves requereu oficialmente ao Tribunal de Justiça, ao Tribunal Regional do Trabalho e à Justiça Federal para que sejam suspensos os prazos processuais e adiadas as audiências marcadas para próximo dia 18, quando acontecem as eleições da ordem. A votação é obrigatória e rende multa ao advogado que não comparecer. O voto em trânsito também não é permitido. O pedido, alega Érica, tem “como forma de viabilizar a participação de todos os advogados inscritos no processo eleitoral”.
Reta final
A campanha para a eleição da OAB entra na reta final essa semana. A eleição ocorre no próximo dia 18 (quinta-feira) e conta com três chapas na disputa: a do atual presidente, José Carlos Rizk, a de Érica Neves e a de Alexandre Rossoni.
***
a malemolência de luciano Machado
E depois do deputado Marcelo Santos, chegou a vez do deputado estadual Luciano Machado mostrar toda sua malemolência num vídeo do Instagram. Ao som de uma banda, Luciano começou com um remelexo no quadril, que passou para os joelhos e depois subiu para os ombros. A coluna De Olho no Poder não conseguiu identificar qual o estilo de dança foi usado na performance.