Ano novo, hábitos antigos…
A Câmara de Vitória retornou ontem (01) do recesso e contou com a presença do prefeito, Lorenzo Pazolini; da vice, Capitã Estéfane, e de secretários e subsecretários na sessão de abertura dos trabalhos legislativos. Pazolini e Estéfane discursaram na sessão, que contou também com a presença de conselheiros tutelares que foram à Casa pedir para serem incluídos no abono de R$ 1 mil dado aos servidores.
O presidente da Câmara, Davi Esmael, fez um discurso desejando que 2022 seja “um ano fantástico”, de bons debates e combates, e que a cidade reconheça o amadurecimento dos vereadores e também a relevância do Legislativo para a sociedade. “Estou certo que a cidade de Vitória espera muito de nós”, disse.
Porém, se depender do ano – que é eleitoral –, dos discursos da primeira sessão e até do nível dos comentários nos chats dos canais de transmissão das sessões, os embates acalorados, xingamentos, ofensas e as brigas no plenário devem continuar. E até aumentar. O presidente vai precisar de pulso firme para manter a Casa focada na discussão das pautas da cidade.
***
Testagem encontra positivos na Câmara
O presidente da Câmara, Davi Esmael, pediu à prefeitura para fazer uma testagem de Covid, por amostragem, na Casa, ontem (01), durante a sessão. Alguns servidores foram selecionados e, dos 54 testados, três servidores testaram positivo.
***
em forma para a campanha
O vereador de Vitória Denninho Silva disse que perdeu 14 quilos em janeiro e que aproveitou o mês de férias para cuidar da saúde. Há quem diga que ele está buscando a boa forma para a maratona da campanha eleitoral. Denninho é cotado para disputar cadeira de deputado estadual.
***
“Não sei se vou ou se fico…”
A vereadora de Vitória Camila Valadão disse que não sabe ainda se vai disputar as eleições deste ano. Disse que depende de diálogos com seu partido (Psol). Camila também é cotada para tentar uma vaga na Assembleia.
***
Ales de volta
A Assembleia retoma nesta quarta-feira (02) com uma sessão solene de abertura dos trabalhos na Casa. Foram convidados para compor a mesa de honra o governador do Estado, Renato Casagrande; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fábio Clem; o presidente do Tribunal de Contas, Rodrigo Chamoun; a chefe do Ministério Público, Luciana Andrade; e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Esse ano, por conta da eleição, também promete debates quentes na Casa.
***
Aulas adiadas
O municípios de Barra de São Francisco adiou o retorno às aulas presenciais, marcado para iniciar amanhã (03) para o próximo dia 24. A decisão veio após uma audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores, que contou com votação – pelo retorno às aulas nessa semana ou não – de diretores, professores, pais e mães de estudantes.
***
De mãe pra filho
O governo do Estado promoveu uma mudança no segundo escalão do governo. Madalena Santana Gomes, que estava à frente do Diário Oficial do Estado (DIO-ES), foi exonerada e nomeada como subsecretária estadual de Esporte. Já seu filho, Lindomar Gomes, que estava como subsecretário de Esporte, foi para o comando do DIO-ES.
Madalena já foi vice-prefeita da Serra na gestão do prefeito Sergio Vidigal (2009-2012) e, seu filho, chegou a ser assessor especial do gabinete de Vidigal na atual gestão – ele foi exonerado para dar lugar ao presidente do PDT-ES, Weverson Meireles.
***
Neto Barros entre a praia e o partido
O ex-prefeito de Baixo Guandu Neto Barros deixou a Secretaria de Governo da Prefeitura da Serra nesse ano – segundo ele, combinado com o prefeito Sergio Vidigal – e vai se dedicar à formação das chapas do partido e à sua pré-candidatura, que ainda não está definida para qual cargo será.
Neto Barros é presidente estadual do PCdoB e está na expectativa de o partido fechar ou não a federação com o PT e o PSB. “Sou pré-candidato. Estou à disposição do partido e aguardando a definição da criação da federação. Vamos aguardar para ver”.
Neto deve disputar a Assembleia ou a Câmara Federal. Por enquanto, porém, ele está curtindo férias e se “dedicando à presidência do partido no Estado”.
***
Eleição em Novo México
Teve eleição para a Associação de Moradores do bairro Novo México, em Vila Velha, no último domingo (30). A chapa 1, encabeçada pelo ex-vereador Marcelo da Farmácia e apoiada pelo vereador Flavio Pires, foi a vitoriosa, com 355 votos. Ganhou da chapa 2, que teve 250 votos.