O deputado federal Neucimar Fraga, que é ex-presidente estadual do PSD, rebateu as falas do ex-vice-governador e atual presidente da sigla, César Colnago, sobre o partido não ter sede e secretária.
Em entrevista para o programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes”, veiculado na rádio Jovem Pan News Vitória, Colnago disse que estava procurando um espaço para instalar a sede física do partido e que tinha encontrado a legenda sem “nada”. “Estou começando a estruturar as coisas. Vou colocar sede, uma secretária, porque não tem nada, se procurar a sede do PSD, você não acha. Mas a culpa não é do Zé Carlinhos não”.
Perguntado então se a culpa seria do ex-presidente da sigla Neucimar Fraga, Colnago riu e depois respondeu: “É de quem estava na presidência, né? Zé Carlinhos entrou agora e eu estou começando”.
A resposta de Colnago não soou muito bem aos ouvidos de Neucimar. “O partido tem sede sim, fica no bairro Santa Helena, em Vitória. É uma sala com toda a estrutura, tem mesa, cadeiras, e um aluguel barato de R$ 400. Ele pode até não ter gostado da sede, mas ela está ativa e já foi passada a chave para um representante do partido”, disse Neucimar, repassando o endereço completo da sede à coluna.
O deputado deixou a legenda – e, consequentemente, a presidência do PSD – durante a janela partidária, após não conseguir montar uma chapa competitiva para a sua candidatura à reeleição. A indefinição que pairava no partido – sobre ter ou não candidatura ao governo, sobre a filiação ou não do ex-governador Paulo Hartung – também contribuíram para a saída de Neucimar, que foi para o PP.
“Não é possível que ele não tenha ido à sede ainda. A chave foi entregue. Está tudo organizado, todas as contas prestadas, foi repassada a senha do filiaweb. E tem secretária cumprindo aviso prévio até o mês de maio”, enfatizou.
Neucimar explicou que o partido passou por certa dificuldade porque ficou seis meses sem receber repasse partidário por conta de uma penalidade sofrida em 2015. À época, o presidente do PSD capixaba era o ex-vereador Max da Mata. Mas disse também que o repasse já estaria normalizado.
Questão Guerino
Colnago também falou, na entrevista, que o candidato ao governo do PSD será decidido na convenção. Colnago tem interesse de disputar o Palácio Anchieta e foi para a sigla, segundo ele, após ficar acordado que ele disputaria um posto majoritário (governo, vice ou Senado).
Porém, o ex-prefeito Guerino Zanon renunciou à Prefeitura de Linhares para também se filiar à legenda e disputar o governo. Colnago diz que sente que o partido tem preferência por Guerino, mas que isso só será definido na convenção.
“Guerino entrou pra ser candidato e não pra disputar as prévias com Colnago”, disse Neucimar. Foi a possibilidade de disputar prévias no partido que fez com que o chefe da Polícia Federal no Espírito Santo, delegado Eugênio Ricas, desistisse de ser candidato.
Guerino foi procurado pela coluna para comentar se disputaria prévias e se estava de acordo com as falas do presidente da sigla, mas, em nota, sua assessoria informou que ele não se manifestaria. O ex-deputado Zé Carlinhos, vice-presidente da sigla, não retornou aos contatos da coluna.