Viaduto de acesso ao Porto de Capuaba vai sair do papel?

Crédito: Ricardo Botelho/Minfra

O deputado federal Neucimar Fraga (PP) anunciou, durante o programa “De Olho no Poder”, na rádio Jovem Pan News Vitória, que vai sair do papel o viaduto expresso de acesso ao Porto de Capuaba, em Vila Velha. Segundo ele, o ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, já deu sinal verde para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) toque a obra, em parceria com o governo do Estado.

“É um projeto novo que estamos trabalhando, que é o viaduto expresso que vai ligar a avenida Carlos Lindenberg direto ao Porto de Capuaba. É uma obra que vai revolucionar aquela região da Grande Santa Rita, Zumbi dos Palmares e Ataíde, porque vai ser um elevado sem intervenção urbana local. A parte inferior desse elevado terá equipamentos comunitários e esportivos para que possa revitalizar aquela região. É um investimento extremamente importante. Essa articulação está sendo feita entre o governo do Estado e o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O Dnit já está compartilhando com o DER esse projeto”, afirmou o deputado.

Segundo Neucimar, o ministro teria autorizado o Dnit a fazer um termo de cooperação com o governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER), para executar o projeto, que ainda não está fechado. “Existe o protótipo do projeto, mas agora precisa ser entregue o projeto executivo, e isso vai ocorrer mais à frente. Informações sobre a obra, sobre valores e prazo de entrega, só mais à frente”, disse o deputado.

Um dos principais objetivos desse projeto é reduzir o impacto das atividades portuárias nas comunidades vizinhas. Há muitas reclamações de moradores sobre os problemas causados com a grande movimentação no local, uma delas seria a questão dos acidentes na região.

“De vez em quando tem algum protesto na região, o que interrompe toda a trajetória de um porto. O custo de um navio parado é muito grande, gera multa aos comandantes. É uma obra de mobilidade importante para a região, porque vai reduzir custos, tempo e acidentes. Muitas pessoas já tiveram suas vidas ceifadas ali naquela estrada”, afirmou Neucimar.

A construção desse viaduto chegou a ser cogitada em conjunto com a desestatização da Codesa. A expectativa era de que quem arrematasse a empresa no leilão, construísse o acesso ao porto também. “Mas essa obra foi retirada do processo (leilão), por ordem do TCU”, afirmou o deputado. Ainda não há data definida para o anúncio do início das obras. “É um sonho meu desde que eu era prefeito de Vila Velha, ter um elevado ali na região”, desabafou Neucimar.

“Total interesse”

O governo do Estado foi procurado para se manifestar a respeito e, por meio da assessoria de imprensa, o governador Renato Casagrande disse que o governo se coloca à disposição do ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, para ajudar no que for preciso na construção do viaduto. “O Estado tem total interesse em ajudar”, diz a nota. Já o DER informou que ainda não chegou nada a respeito no órgão.

Investimentos

No último dia 10, o diretor-geral do Dnit, general Santos Filho esteve no Estado, juntamente com o ministro Marcelo Sampaio, e apresentou o andamento das principais obras da autarquia no Espírito Santo – entre elas as obras de acesso ao Porto de Capuaba, na BR-447. Na ocasião também foi inaugurada a nova pista do Aeroporto de Linhares.

O acesso ao porto de Capuaba, que vai do km zero ao km 4,3 da BR-447, está com 48,11% de execução, segundo o diretor do Dnit. Ele disse que atualmente estão sendo feitos serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de contenção e paisagismo.

O corredor logístico vai ligar a BR-262 e a BR-101 até a porção central de Vila Velha e Cariacica, interligando ao final com o porto de Capuaba. “Quando finalizado, vai melhorar o escoamento de mercadorias que entram e saem do porto, além de retirar das vias urbanas de Cariacica, Vila Velha e Viana o tráfego pesado de caminhões que se destinam à área portuária”, segundo a assessoria do Dnit.