O Podemos levou até o último minuto a decisão sobre o que iria fazer com relação ao Senado: se teria uma candidatura própria e avulsa, com Alexandre Ramalho, ou se ficaria na coligação do governador e apoiaria a candidatura oficial da senadora Rose de Freitas (MDB). Venceu a segunda possibilidade, mas com arestas para serem aparadas depois.
Muitas lideranças do partido, comandado pelo ex-secretário de governo Gilson Daniel, não aderiram ao apoio à senadora logo de cara e alguns nem depois, como o deputado estadual Marcelo Santos que declarou apoio ao presidente da Assembleia e candidato ao Senado pelo Republicanos, Erick Musso.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, que também era entusiasta da candidatura de Ramalho – que hoje é candidato a deputado federal – estava em silêncio sobre o apoio, mas na noite desta segunda-feira (12), durante comício no bairro Praia das Gaivotas, em Vila Velha, do vice-prefeito Victor Linhalis – candidato a deputado federal –, Arnaldinho chamou Rose de “a nossa senadora”.
“A nossa senadora, que por tantos anos enfrentou tantos preconceitos, até hoje a vida pública, a vida política é difícil para as mulheres. Mas ela enfrentou todos os desafios e hoje ela representa o nosso Estado trazendo dinheiro para todos os 78 municípios. E não é diferente na cidade de Vila Velha. Ela já trouxe R$ 10 milhões, mas falei com ela que é pouco e ela já prometeu mais R$ 20 (milhões). E vai trazer mais dinheiro para a cidade de Vila Velha, para que a gente possa continuar investindo nas obras prioritárias”, disse Arnaldinho no palco do evento.
Além do prefeito e do vice também estão presentes no comício a senadora – que teria ficado emocionada com as palavras de Arnaldinho – e o governador Renato Casagrande (PSB). Cerca de três mil pessoas, segundo os organizadores, participaram do comício que terminou por volta das 21h10.
Durante a convenção que lançou seu nome à reeleição e também ao anunciar suas suplentes, Rose de Freitas foi questionada sobre o apoio do Podemos. Ela disse, nas duas ocasiões que iria procurar as lideranças do partido, em busca da aliança. O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, declarou apoio à senadora que chegou a dizer que “nunca faltou” com o município. Ela conta, agora, com o apoio de 65 prefeitos.
Na semana passada, conforme mostrou a coluna, o prefeito de Ibatiba e presidente do Pros capixaba, Luciano Pingo, anunciou apoio e pediu votos para Erick Musso. O Pros também faz parte da coligação do governador.