Dois agentes da Guarda Municipal de Vitória foram exonerados de dois cargos de confiança nesta terça-feira (25). Ramile Pimentel Pereira perdeu o cargo de gerente de Integração e Inteligência, e Glauber Pinto da Fonseca perdeu o cargo de chefe de equipe de Agentes Comunitários de Segurança.
A exoneração veio um dia após os dois terem participado, segundo vereadores, da sessão na Câmara Municipal que debateu e aprovou projeto do vereador Gilvan da Federal (PL), que muda a nomenclatura da Guarda, e foi considerado inconstitucional pelo líder do prefeito, Duda Brasil, e por parte da base aliada no Legislativo.
Representantes da Guarda se fizeram presentes na galeria da Câmara e acompanharam a sessão, pedindo a aprovação aos vereadores. Com exceção do líder do prefeito, a base aliada votou a favor, mesmo defendendo que o projeto era inconstitucional.
Na sessão desta quarta-feira (26), Gilvan e Camila repudiaram as duas exonerações, denunciando retaliação. “São dois caras honestos, leais, que simplesmente estiveram aqui pleiteando uma melhoria para a sua categoria”, disse Gilvan. Na última segunda-feira, o vereador atacou o prefeito Lorenzo Pazolini por estar convidando seu suplente para participar de atos da prefeitura, conforme noticiou a coluna.
Já Camila foi mais incisiva: “Quero manifestar minha total solidariedade aos guardas que foram exonerados pela administração municipal, por terem aqui se posicionado em defesa de uma pauta da categoria. Esse modus operandi autoritário é um dos eixos sistemáticos de denúncia do nosso mandato”.
A Prefeitura foi procurada e negou que as exonerações tenham sido motivadas por retaliação. Por meio de nota, disse: “A Prefeitura de Vitória informa que com a posse do novo secretário municipal de Segurança Urbana, mudanças em funções de confiança acontecem de forma natural, reformulando a equipe com o intuito de potencializar resultados e o princípio da eficiência para atender a população da capital”.
O novo secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Luiz Boni, tomou posse há uma semana, no último dia 19. É o terceiro secretário a assumir a pasta desde o início da gestão.