A vereadora de Domingos Martins Jéssica de Aguiar Barcelos (Podemos) virou alvo de uma polêmica na cidade após vídeos em que ela aparece ofendendo eleitores de Lula viralizarem em grupos de conversas e redes sociais. Moradores do município também filmaram quando Jéssica, dentro de um carro branco dirigido por um homem, passa por uma manifestação de apoiadores de Lula e por pouco não atropela os petistas.
Os vídeos são da noite do último domingo (30), dia da eleição de segundo turno. Após o resultado da apuração das urnas, que elegeu Lula o próximo presidente, eleitores do petista foram para as ruas comemorar e se concentraram no centro de Domingos Martins.
Um morador filmou quando um carro branco se aproxima e passa pelo meio da manifestação. Jéssica, que é bolsonarista, está no banco carona, vestida com uma blusa da Seleção Brasileira e carregando uma bandeira. Ela também usa um adesivo do governador Renato Casagrande. Ela projeta o corpo para fora através da janela e começa a balançar a bandeira, como se estivesse provocando os petistas.
Ela foi vaiada pelos manifestantes que começaram a fazer o “L” e a xingarem Bolsonaro. Algumas pessoas ainda seguiram o carro. Poucos metros à frente, o motorista – um homem dirigia o veículo – parou, engatou a ré e acelerou, indo em direção aos manifestantes que correram, assustados. O vídeo não mostra ninguém sendo atingido.
Indignada com a vitória do petista, Jéssica publicou vídeos em sua página do Instagram. Num deles ela faz gestos obscenos e diz: “Eu tenho bala na agulha para ir pra Europa, vocês que se fo***”, diz.
Num outro vídeo, que também circula em grupos de conversas, Jéssica aparece dentro do carro, no banco carona, com um homem dirigindo e mais dois ocupantes na parte de trás. “Amanhã nós vamos de quê?”, pergunta Jéssica para os demais ocupantes do carro. “Picanha”, eles respondem. “Fraldinha? Você quer fraldinha, Bibi?”, Jéssica pergunta. “Eu não, fraldinha é coisa de pobre”, responde a outra ocupante. “Lula, eu quero gasolina e diesel baixo, quero ver se você é homem para isso”, diz a vereadora mostrando o dedo do meio.
Pai pede desculpas
Depois que os vídeos viralizaram, o pai da vereadora gravou um áudio e enviou para os grupos de conversas, pedindo desculpas pelo comportamento da filha. Ele disse ser contra e ainda falou que se tivesse encontrado com ela na rua teria lhe dado uma “coça”.
“Eu sou pai da Jéssica, vereadora de Campinho, Domingos Martins, vocês me desculpem tudo que ela fez ontem, a festa era nossa, ela não tinha nada de sair pra rua pra fazer essa bandalheira. Eu sou muita contra o que ela fez. Eu não estava lá nessa hora, se eu tivesse lá na hora iria juntar com a turma para dar uma coça nela para ela aprender, para ela tomar vergonha na cara”, diz um dos três áudios enviados pelo pai.
O que diz a vereadora
A coluna entrou em contato com a vereadora que disse que só se manifestaria por meio da advogada. Mas afirmou que não está brigada com a família e que estão todos “unidos”. Em nota enviada pela defesa, Jéssica diz que não teve a intenção de ofender ninguém e nega tentativa de atropelamento.
“Quanto à acusação de tentativa de atropelamento, esclarece que o veículo é de propriedade do motorista que aparece nos vídeos e que, a todo momento, permaneceu no banco do carona, manifestando-se de forma pacífica”, diz trecho da nota.
Também negou que vá embora do Brasil. “Quanto às declarações após a confirmação do resultado das urnas, destaca que jamais teve o intuito de ofender qualquer cidadão. Ao ensejo, reforça a sua confiança e compromisso com o sucesso do país e do município de Domingos Martins”, afirma, defendendo também sua liberdade de expressão.
A presidente da Câmara de Domingos Martins, Sandra Neitzke, foi procurada pela coluna, mas não foi localizada para comentar se a postura da vereadora configuraria quebra de decoro.
Leia a nota de Jéssica na íntegra:
“A defesa da vereadora do município de Domingos Martins/ES, Jéssica Barcelos (Podemos), diante das repercussões e acusações acerca de suas manifestações políticas após o resultado do segundo turno das eleições, realizado no dia 30.10.2022, vem a público negar veementemente acusações que circulam nas redes sociais.
Quanto à acusação de tentativa de atropelamento, esclarece que o veículo é de propriedade do motorista que aparece nos vídeos e que, a todo momento, permaneceu no banco do carona, manifestando-se de forma pacífica, como é possível comprovar pelos vídeos.
No entanto, ao perceber as intimidações e xingamentos de alguns manifestantes, temendo o pior, retornou ao veículo e solicitou que fossem embora do local, imediatamente.
A vereadora repudia qualquer ato atentatório à liberdade de expressão, independente de convicções políticas, e reforça o seu compromisso com a Constituição e com a democracia.
Quanto às declarações após a confirmação do resultado das urnas, destaca que jamais teve o intuito de ofender qualquer cidadão. Ao ensejo, reforça a sua confiança e compromisso com o sucesso do país e do Município de Domingos Martins.”