Com a saída de Tyago Hoffmann (PSB) da disputa pelo comando da Assembleia, os olhos se voltam para Vandinho Leite (PSDB) e Marcelo Santos (Podemos), os dois principais cotados para ocupar o cargo de presidente da Casa.
Tanto Vandinho quanto Marcelo lideram dois grupos de deputados e os dois têm buscado o apoio do governo para a consolidação de um candidato único na disputa, uma vez que os dois são da base aliada.
Hoje, o bloco de Vandinho é maior e contaria com o apoio de 18 a 20 deputados. Já Marcelo teria entre oito e 10 deputados com ele. Porém, é unânime o entendimento que, independente do tamanho do apoio, os deputados da base aliada – que são maioria – devem apoiar o nome que for indicado pelo Palácio Anchieta.
Diversos deputados eleitos, consultados pela coluna, disseram que vão aguardar um posicionamento do governo para bater o martelo, embora já tenham ou assinado a lista do blocão de Vandinho ou participado das reuniões de Marcelo.
E, sabedores dessa influência, Vandinho e Marcelo não perdem a oportunidade de mostrar afinidade e proximidade com o chefe do Executivo, o que serve de demonstração de força e atrativo para arregimentar novos apoios.
Vandinho já tinha uma agenda marcada com o governo para esta quarta-feira – a princípio seria só com o chefe da Casa Civil, conforme noticiou a coluna –, mas fez questão de publicar em suas redes o encontro que teve, no Palácio Anchieta, com o governador Renato Casagrande (PSB).
“Importante agenda com o governador Renato Casagrande em que tratamos de diversas pautas de interesse do nosso Estado e consolidamos nossa parceria para os próximos 4 anos! Em prol da população capixaba, é essencial que o Legislativo e o Executivo dialoguem”, disse ele na postagem da tarde desta quarta-feira (18) em que aparece abraçado com Casagrande.
Além de querer demonstrar força, Vandinho também se esforça para desfazer qualquer suspeita com relação à postura que terá caso seja eleito presidente da Assembleia. Nos últimos dias, tem sido bastante explorado pelo grupo de Marcelo Santos que Vandinho estaria abrigando a oposição e que não teria condições de dar governabilidade a Casagrande no Legislativo.
O próprio Tyago, em entrevista para a coluna De Olho no Poder, disse que não concorda com deputados da base aliada ficarem de fora do blocão coordenado por Vandinho, que conseguiu o apoio de 24 deputados, incluindo toda a oposição, mas sem a adesão de Marcelo e seu grupo, além dos independentes Camila Valadão (Psol) e Serginho Meneguelli (Republicanos).
A leitura do mercado político é que Vandinho teria a intenção, com a postagem, de enviar um recado à base desconfiada e ao próprio Marcelo, que não ficou inerte diante da iniciativa do agora adversário.
Três horas depois da postagem de Vandinho, Marcelo publicou em suas redes sociais um vídeo em que aparece em Cariacica, ao lado do governador, acompanhando obras no bairro Jardim América.
No vídeo, ele agradece o governador pela obra. “Um sonho antigo da comunidade de Jardim América e da nossa cidade como um todo e que, agora, está se tornando realidade, fruto do nosso trabalho na presidência da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa e da boa relação que construímos com os diversos Poderes. Nosso muito obrigado ao governador, que atendeu nosso pedido, e está tocando essa obra em ritmo acelerado”.
Marcelo também teria se reunido com o governo, ontem, e levado seu grupo para garantir que seria uma chapa governista no comando da Assembleia, caso seja eleito presidente.
Em tempo: Vandinho também publicou foto de um encontro que teve com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Fábio Clem. “Estive com o presidente do Tribunal de Justiça/ES, dr. Fabio Clem de Oliveira, colocando-me à disposição do Poder Judiciário capixaba, para que juntos, possamos somar esforços na adoção de ferramentas tecnológicas, que capacitem e modernizem as rotinas administrativas do judiciário, principalmente a digitalização dos processos”.
Seria mais uma visita protocolar, de rotina, mas que publicizada nesse momento também passa uma mensagem, ao menos para o mercado político. Nos bastidores, Marcelo tem fama de ser bastante articulado no Judiciário e em outros poderes. Postagem de Vandinho tenta mostrar que ele também é capaz de ter a mesma entrada.
LEIA TAMBÉM:
EXCLUSIVO: Tyago Hoffmann deixa disputa pela presidência da Assembleia: “Quero ajudar o governo”
Disputa na Ales: Quem apoia quem e as estratégias dos dois grupos formados
De cargos à eleição de 2024: o que está em jogo na disputa pelo comando da Assembleia