Aprovado em 1º turno aumento de 15 para 21 vereadores na capital

Placar da votação sobre o aumento do número de vereadores: 10 votos a favor e 5 contra

A Câmara de Vitória aprovou na manhã desta quarta-feira (05), numa sessão extraordinária, o aumento das vagas de vereadores para a próxima legislatura, de 15 para 21 cadeiras.

O projeto de emenda à lei orgânica recebeu 10 votos favoráveis e cinco contrários. Dessa vez, até o presidente da Casa, Leandro Piquet (Republicanos), votou.

Votaram a favor:

Aloisio Varejão (PSB)
Anderson Goggi (PP)
Dalto Neves (PDT)
Duda Brasil (União)
Karla Coser (PT)
Maurício Leite (Cidadania)
Luiz Paulo Amorim (SD)
Leonardo Monjardim (Patriota)
Vinícius Simões (Cidadania)
André Moreira (Psol)

Votaram contra:

André Brandino (PSC)
Davi Esmael (PSD)
Luiz Emanuel Zouain (sem partido)
Chico Hosken (Podemos)
Leandro Piquet (Republicanos)

Por ser uma emenda à lei orgânica, a votação precisa ser em dois turnos e ter quórum qualificado, ou seja, a aprovação de dois terços (10 vereadores) da Casa. O projeto, que foi lido na quarta-feira passada (29), também precisava tramitar por cinco sessões ordinárias, o que só foi possível porque a Câmara antecipou as sessões ordinárias da semana que vem.

As sessões da semana que vem – dias 10, 11 e 12 – foram antecipadas porque na semana que vem, segundo a assessoria da Câmara e alguns vereadores ouvidos pela coluna, o plenário da Câmara de Vitória passará por manutenção. “A manutenção havia sido planejada antes mesmo do protocolo do projeto”, disse a assessoria da Câmara.

Então, na soma das sessões, teria corrido sete sessões ordinárias. Porém, o projeto foi aprovado na segunda sessão extraordinária convocada pelo presidente, marcada para iniciar as 11 horas e que terminou por volta do meio-dia de hoje.

Em tempo: Outro projeto polêmico tramita na Câmara de Vitória, o que aumenta o salário dos vereadores, também para a próxima legislatura, de R$ 8.966,26 para R$ 17.681,99. Mas este não foi colocado em votação.

LEIA TAMBÉM:

“Não há pressa e nem motivo para postergar”, diz Piquet sobre projetos polêmicos da Câmara de Vitória