A semana começou com uma troca de vereadores na Câmara de Jaguaré. Isso porque, dois vereadores do PP perderam os mandatos após a Justiça considerar que houve fraude à cota de gênero da chapa do partido. Uma das candidatas seria, supostamente, laranja. Todos os votos foram anulados e no lugar deles entraram suplentes do PV e do Podemos.
Em Brasília, a coluna acompanhou como foi a votação dos senadores capixabas na PEC que limita as decisões monocráticas dos tribunais superiores. Já aqui, a polêmica ficou por conta do projeto do governo do Estado que aumenta a alíquota do ICMS modal de 17% para 19,5%. A proposta já tem gerado desgaste político para o Palácio Anchieta.
A coluna também trouxe que, embora oficialmente a campanha eleitoral só tenha início no ano que vem, na Serra, o clima eleitoral substituiu o natalino nesse final de ano. Todo mundo só pensa naquilo – ou seja, na eleição!
As desavenças entre o prefeito Sergio Vidigal (PDT) e o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) foram parar na polícia e no Ministério Público. Na outra ponta, Audifax se movimenta e confirma sua filiação ao PP na semana que vem.
Esses e outros assuntos – como a nova sede do MPES – estão resumidos num vídeo curtinho: o “De Olho no Resumão”, que coloca a política capixaba em dia!
Assista aqui:
>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
LEIA TAMBÉM:
Suplentes do PV e do Podemos tomam posse na Câmara de Jaguaré
MPES quer construir nova sede em frente ao Tribunal de Justiça
Recuo em promessa e desgaste político com aumento do ICMS
PEC que limita ministros do STF: veja como votaram os capixabas
Já começou a campanha? Disputa na Serra ferve e antecipa debate eleitoral