Violência adia lançamento da pré-candidatura a prefeito de Babá do PT: irmão foi assassinado

O policial aposentado José Maria (de azul) com os irmãos: assassinado em Vila Velha

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Vila Velha do ex-vereador João Batista Babá (PT), que estava marcado para a próxima sexta-feira (10), foi adiado. O motivo? A violência. O irmão do político, o policial civil aposentado José Maria Gagno Intra, 56, foi brutalmente assassinado na noite de ontem (07).

O crime ocorreu em Ponta da Fruta, Vila Velha, quando o policial chegava a um bar com a esposa, com quem tinha se casado há menos de dois meses. O suspeito de ser o autor do crime é o cunhado do policial (irmão da esposa), que foi preso em flagrante.

O suspeito estava preso, cumpre pena por posse de arma, tráfico de drogas, furto e estupro de vulnerável e deixou a penitenciária para a “Saidinha do Dia das Mães”.

Ao entrar no bar, o policial chegou a abraçar o suspeito e cumprimentá-lo. Mas foi recebido a tiros. A suspeita é que o policial tenha morrido com tiros de sua própria arma, que foi parar nas mãos do autor dos disparos. Segundo testemunhas, o cunhado descarregou a arma em cima de José Maria.

A polícia investiga a motivação do crime, mas já se sabe que foi um crime premeditado.

Babá e a família estão arrasados. “Estamos muito abalados. Foi um crime sórdido e cruel. Ele tinha acabado de dar um abraço no assassino. Foi muita maldade e crueldade”, disse Babá. José Maria deixa quatro filhos do seu primeiro casamento.

“Ele era amado por todos nós. Somos também devotos de Nossa Senhora. Eu, como mais velho, o levei à primeira romaria ainda adolescente. Fazíamos a Romaria dos Homens, nós, os quatro irmãos juntos. Temos força e fé. Vamos buscar a justiça até que ela aconteça”, disse Babá.

José Maria Gagno

Campanha

No último dia 30, Babá foi escolhido, pela militância petista, para ser o nome do partido na disputa em Vila Velha. Ele e o economista Edson Wilson disputavam internamente a legenda, mas chegaram a um consenso.

A decisão do PT de lançar candidatura própria foi tomada após analisar o cenário político e perceber que não havia, até então, nenhuma candidatura em Vila Velha representando o campo da esquerda, mesmo com Lula na Presidência.

Babá foi vereador por um mandato, entre 2009 e 2012. No último ano como vereador, foi lançado pelo PT para disputar a Prefeitura de Vila Velha, quando ficou em 4º lugar, com 2,33% dos votos válidos. O prefeito eleito foi Rodney Miranda.

O lançamento da pré-candidatura, por ora, fica suspenso, mas Babá continua como pré-candidato.

“Estou cuidando da minha família e vivenciando a dor junto aos meus irmãos e irmãs. Somos uma família unida. Perdemos o pai muito cedo. E minha mãe, uma mulher de fibra, foi fundadora do PT nas bases. Meu irmão foi do Sindipol (Sindicato da Polícia Civil). Nossa família sempre foi ativa na política”, disse o petista.

LEIA TAMBÉM:

Policial civil aposentado é morto a tiros em Vila Velha

PT define nome em Vila Velha