Ex-vereador será diplomado deputado estadual nesta quinta-feira

Fábio Duarte / crédito: Ales

O ex-vereador da Serra Fábio Duarte (Rede) será diplomado como deputado estadual nesta quinta-feira (19), às 16h30, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), em Vitória. A previsão é que ele tome posse da cadeira na Assembleia Legislativa na sexta-feira (20).

Segundo Fábio, um ofício – assinado pelo presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões – foi enviado para a Ales na noite desta quarta-feira, comunicando da mudança. Fábio entra na vaga do deputado Allan Ferreira (Podemos), que agora vira 1º suplente do partido.

A mudança na composição da Assembleia ocorreu após a Justiça Eleitoral retotalizar os votos da eleição de 2022 para deputado estadual no Espírito Santo, o que foi necessário por conta da anulação dos votos recebidos pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).

A Procuradoria Regional Eleitoral entrou com uma ação de suposta fraude na cota de gênero cometida pelo PMB. A decisão da Justiça Eleitoral, anulando os votos recebidos pelo PMB na eleição de 2022 e determinando um novo cálculo sobre os quocientes eleitoral e partidário, ocorreu no início deste mês.

Fábio já foi vereador da Serra e foi candidato a prefeito do município, apoiado por Audifax Barcelos, em 2020. Perdeu no segundo turno para o prefeito Sérgio Vidigal (PDT). Em 2022, disputou a Assembleia, mas não obteve êxito. Teve 13.792 votos e ficou como 1º suplente da federação Rede-Psol. Nesse ano, sua esposa, Andréa Duarte (PP), foi eleita vereadora.

Já Allan é de Cachoeiro e embora tenha perdido o mandato agora, vai ficar de fora da Ales por pouco tempo. Isso porque ele irá assumir a cadeira de Lucas Scaramussa (Podemos), que foi eleito prefeito de Linhares, já foi diplomado e tomará posse no comando do município em 1º de janeiro.

Quem ficou mesmo com o prejuízo foi o vereador de Vila Velha Anadelso Pereira (Podemos), que já estava se preparando para tomar posse na Ales, mas vai continuar na Câmara de Vila Velha, já que foi reeleito. Além, também, do Podemos, que perde uma cadeira no Legislativo Estadual.

 

LEIA TAMBÉM:

Decisão do TRE-ES muda composição da Ales: veja quem entra e quem sai