Manobra para reajustar salários de servidores da Câmara de Vitória

Depois de um recuo da ideia de aumentar em até 30% os salários dos servidores efetivos da Câmara de Vitória, os vereadores tentam mais uma vez fazer uma média com a categoria em plena crise financeira. Diante da repercussão negativa, a proposta agora é apresentar um novo projeto de “reenquadramento”, uma espécie de planos de cargos e salários. “É um aumento salarial do mesmo jeito, só muda o nome”, diz um parlamentar ouvido pela Coluna. O vereador Davi Esmael (PSB) informou que o sindicato apresentou uma contra proposta para reparar as perdas salariais e o novo índice pode chegar até 18% de reajuste, mas que o momento não é apropriado, já que os funcionários do Executivo não tiveram aumento. Diante das dificuldades financeiras, os vereadores também não vão ter novo salário. Pelo menos é o que dizem.

Consenso
No Legislativo há um acordo de que os subsídios dos parlamentares só vão acontecer mediante o que for concedido para os servidores do Executivo, uma iniciativa do vereador Vinícius Simões (PPS). Em ano eleitoral, a Casa só pode tratar sobre o tema até o mês de setembro. Mas Davi Esmael já afirmou que o assunto está fora de pauta.

Reencontro
Pré-candidato a prefeito em Colatina, o ex-secretário de Saúde Tadeu Marino (PSB) tem percorrido o município e ficado surpreso ao encontrar mães de seus pacientes na época em que atuava como médico pediatra na cidade. Dia desses uma lembrou que tinha ligado de madrugada para pedir ajuda para o filho. E o ex-secretário achava que seria lembrado apenas pela gestão à frente da Secretaria de Saúde.

Mais prazo
Foi adiado mais uma vez a aprovação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Empenhos na Assembleia Legislativa. O documento, que seria apreciado nesta quarta-feira, está sem data para ser avaliado. O deputado Almir Vieira, vice-presidente da CPI, estava licenciado há 50 dias por razões médicas e pediu vista do processo. “Apesar de acreditar muito no trabalho do deputado Euclério Sampaio (relator) é preciso votar consciente e com conhecimento”, justificou.

Em dúvida
O PROS está tentando lançar candidato próprio para concorrer a prefeitura de Vila Velha. O cotado é o vereador Osvaldo Maturano, mas o vereador alega que prefere concorrer a reeleição.

Insegurança
Os deputados Marcelo Santos (PMDB) e Gilsinho Lopes (PR) lideram uma comitiva que estará nesta quinta-feira na Ceasa. O objetivo da visita é acompanhar as denúncias de insegurança no local. Nesta quarta-feira, o deputado Sandro Locutor (PROS) também falou sobre as ocorrências policiais na região e atribui o problema à má administração. O comandante do 7º Batalhão, Tenente-Coronel Haroldo Magalhães, e o delegado chefe da DPJ de Cariacica, José Luiz Pimentel Pazeto, também fazem parte do grupo que vai conversar com o diretor-presidente da Ceasa José Carlos Buffon.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada