Crise econômica pode deixar santinhos de fora da campanha eleitoral

Faltando menos de dois meses para o início da campanha, candidatos que vão concorrer às próximas eleições vão ter um longo desafio pela frente. Com as novas regras, que ainda não estão totalmente esclarecidas, o financiamento privado não será mais permitido e o tempo que terão para convencer seus eleitores também será reduzido. Com poucos recursos, a criatividade será uma das principais armas dessa campanha. E nesse cenário, quem souber usar melhor as redes sociais vai sair na frente. Outro fator que promete movimentar o processo é a onda de denuncismo que vai acontecer entre os adversários. A origem do dinheiro para bancar material de campanha será sempre questionada pelos adversários. Com isso, peruinhas e até os santinhos podem estar com os dias contados, principalmente em época de crise financeira.

Palanque
Pré-candidatos estão fazendo peregrinação no Palácio Anchieta para pedir apoio do governador Paulo Hartung (PMDB) para suas campanhas. Mas o peemedebista tem dito que não irá participar do processo eleitoral, até porque são tantos aliados na disputa que fica difícil escolher apenas um. Melhor deixar que eles se entendam… No entanto, não descarta atuar mais ativamente em casos específicos.

Conselho
Em época de crise, financeira e política, a orientação para quem vai concorrer o pleito tem sido gastar bastante sola de sapato, se preparar para os debates eleitorais e usar a criatividade nas redes sociais. São palavras do governador Paulo Hartung.

Secretária do bem
A campanha #compartilheobem, lançada pelo Governo do Estado para reduzir a violência no Espírito Santo, foi uma iniciativa da secretária de Comunicação Andreia Lopes. A ideia surgiu após ele ver uma reportagem com imagens de câmeras de videomonitoramento que flagrou pequenos gestos de gentileza da população no dia-a-dia. Ela está toda feliz com a repercussão positiva.

Devagar
Vereadores de Vila Velha estão cobrando mais agilidade nas respostas dos pedidos feitos ao Executivo. Na última semana, por exemplo, reclamaram sobre a retomada do diálogo com os servidores em greve e discussão sobre a ampliação da Guarda Municipal, mas ainda não obtiveram retorno.

Mais um?
Para embolar ainda mais a disputa pela prefeitura de Vila Velha, o PTdoB também estuda lançar seu candidato a prefeito. A direção da legenda se reuniu para discutir o tema e não descarta lançar chapa própria. Os nomes cotados são do presidente da sigla, os ex-vereadores Tenório Merlo e Valdir do Restaurante, Dionysio Ruy e Fabiano de Oliveira.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada