Vitória pode ganhar componente do PV na disputa eleitoral

Além de Luciano Rezende (PPS), Amaro Neto (SD), Luiz Paulo (PSDB) e Lelo Coimbra (PMDB), a disputa eleitoral de Vitória pode ganhar mais um componente. Trata-se de Enio Bergoli, que entregou nesta sexta-feira (1º) o seu comunicado de desincompatibilização do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extenção Rural (Incaper) para poder concorrer à prefeitura da capital capixaba pelo PV. Bergoli é ex-secretário de Estado da Agricultura tanto das gestões de Paulo Hartung (PMDB) e Renato Casagrande (PSB) e nunca concorreu a cargo político. Pelo Facebook, agradeceu a todos que o ajudaram no Incaper e disse que agora segue em frente com fé e perseverança.

Coligação

O PV não dá a candidatura de Bergoli como certa, pois está conversando com todos os partidos. Porta-vozes da sigla afirmam que ela não fecha as portas para ninguém e que o que importa é encontrar soluções e caminhos para Vitória que extrapolem as vaidades partidárias. Caso não haja sintonia nas conversas, aí sim Enio entrará em ação. Conversas já foram iniciadas com Luciano Rezende e Amaro Neto.

Mais dois

Além dos cinco prováveis nomes já postos, segue ainda indefinido o candidato do PT, que será o professor Max Dias ou o veterano Perly Ciprino. A decisão deve ser tomada até o dia 17 deste mês, em um encontro de delegados do partido.

De esquerda

Já o programa do Psol começou a ser construído esta semana pelo pré-candidato André Moreira, que concorreu ao Senado em 2014 pela mesma sigla. Estão sendo realizados diversos encontros entre o advogado e as comunidades de Vitória para debater Cultura, Comunicação, Mulheres, Juventude, Saúde, Cidade, LGBT e negros. o próximo acontece no dia 3 na Companhia de Artes Cênicas, no Centro.

Do Espírito Santo para o mundo

A campanha #AmorS2es, do governo do Estado, concorre ao Festival Audiovisual Internacional de Comércio, Cultura e Turismo (Fiacult) com o filme ‘Descubra o Espírito Santo: declare seus #amorS2es’. Para votar, basta acessar o link bit.ly/_amorS2es e clicar no coração que fica embaixo do vídeo.

Convocada

A CPI da Sonegação de Tributos da Assembleia Legislativa, que agora também investiga indústrias poluidoras, espera receber na próxima terça-feira (5) o gerente de Meio Ambiente da mineradora Vale, Romildo Fracalossi. O presidente da CPI, deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) diz que a convocação é para que a empresa explique ao colegiado as ações desenvolvidas para contenção da emissão do pó preto na Grande Vitória. A reunião está marcada para 11 horas, no plenário Dirceu Cardoso.

Novas regras

Durante todo o dia o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realizou um curso sobre arrecadação de recursos e gastos de campanha, e explicou também as novas regras do financiamento e propaganda eleitoral. O objetivo foi esclarecer as mudanças realizadas pela minirreforma eleitoral no ano passado. Há quatro anos, as eleições mobilizaram doações legais de mais de R$ 4 bilhões aos candidatos. Entretanto, mais de 97% desse valor correspondia a contribuições de empresas às campanhas, agora proibidas pela legislação.

Novas Regras II

Já o Ministério Público Eleitoral promove no dia 8 de julho, às 14 horas, uma reunião com o objetivo de debater e trocar ideias com os representantes das indústrias gráficas do Espírito Santo acerca das Eleições 2016 e das alterações que impactam a atividade. O encontro vai acontecer na Escola Judiciária Eleitoral, localizada no prédio do TRE-ES, e será conduzido pelo procurador regional Eleitoral, Carlos Vinicius Cabeleira, e pelo promotor de Justiça e dirigente do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público do Espírito Santo (Cael), Francisco Martínez Berdeal.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada