Ficará a cargo de uma das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Vitória a investigação do suposto nepotismo cruzado praticado pelo deputado federal Givaldo Vieira (PT) e o deputado estadual Padre Honório (PT). Enquanto Givaldo emprega a suposta companheira do padre, Honório emprega a irmã de Givaldo. Ao anunciar a apuração do caso, cujo conhecimento foi tomado pelo Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), o Ministério Público Estadual (MPES) ressaltou que o nepotismo cruzado é vedado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e, caso seja reconhecido, pode gerar Ação de Improbidade Administrativa.
Xii
Guerino Zanon (PMDB) era o primeiro inscrito, entre os deputados, para fazer questionamentos ao governador Paulo Hartung (PMDB) acerca de sua prestação de contas na Assembleia Legislativa, realizada durante todo o fim da manhã e início de tarde desta quarta-feira (13). Só faltou comparecer ao Plenário.
Bem que tentou
Marcelo Santos (PMDB) quis aproveitar a sessão para vender a ideia – e aqui não se discute a fidedignidade do levantamento – de uma Cariacica em parte miserável e carente de recursos da União e do governo estadual. Mas teve como resposta de Hartung que a cidade tem se desenvolvido bastante e que deve se desenvolver ainda mais com a construção do hospital geral e da conclusão da Rodovia Leste-Oeste. Juninho (PPS) deve ter adorado.
Coerência
Já Bruno Lamas (PSB) citou uma briga de duas forças no município da Serra, que teria prejudicado a cidade. Entretanto, admitiu nesta semana que apoiará Audifax Barcelos (Rede), justamente o líder de um desses grupos. Ainda aproveitou para dizer que Hartung se sairia bem como presidente da República, endossando falas de outras autoridades que já disseram o mesmo.
Recesso
Com a aprovação do projeto do governo, que libera a antecipação de até R$ 500 milhões dos recursos dos royalties, e a sessão de prestação de contas do governador concluída com sucesso, os deputados só devem voltar ao trabalho no dia 1º de agosto.
Conhecimento
No próximo sábado (16), o PSB e a Fundação João Mangabeira realizarão o Seminário Estadual “Cidades Inclusivas”, com o intuito de informar os seus pré-candidatos nas eleições 2016. O evento, que será no auditório do Hotel Aruan, em Vitória, trabalhará gestão de qualidade, educação, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental.
Litoral
Sávio Martins (PSD) pode ser confirmado pelo seu partido como pré-candidato à Prefeitura de Jaguaré. O advogado se candidatou em 2014 a deputado federal e foi o primeiro prefeito da cidade após a emancipação. Confirmada a pré-candidatura, deve enfrentar o atual prefeito Rogério Feitani (PMN) e o tucano Mauro Fabris (PSDB).
Leia mais sobre o cenário político: