Candidato de oposição em Aracruz, Anderson Ghidetti denuncia ‘coronelismo’

Anderson Ghidetti (PTB), candidato de oposição em Aracruz ao prefeito Marcelo Coelho (PDT) e consequentemente a Erick Musso (PMDB), denunciou nesta sexta-feira (22) o que chamou de coronelismo. Segundo o vice-prefeito, que rachou com Coelho e publicou uma “carta aberta à população de Aracruz”, tem havido interferências de cima para baixo de um grupo com maior poder aquisitivo que tira o partido dos outros. Nitidamente a crítica se referia ao grupo de Coelho, que tirou o PHS – único partido que tinha fechado apoio ao PTB – de Ghidetti, como uma forma de minar sua pré-candidatura. O vice-prefeito ainda fala em boatos que tentam lhe desconstruir e enganar a população.

Harmonia

Fontes ouvidas pela coluna garantem que o diálogo entre os candidatos de oposição em Aracruz não cessa. Desse grupo fazem parte, além do petebista, Alcântaro Filho (Rede), Saulo Meirelles (PSD) e Jones Cavaglieri (SD). O intuito é que pelo menos três desses pré-candidatos consigam se unir em uma só chapa para ganhar competitividade contra o deputado estadual.

Juntos

Por falar em união, Luiz Paulo (PSDB) e Luciano Rezende (PPS) foram vistos entrando no mesmo prédio. Os dois teriam realizado o primeiro encontro que pode selar uma parceria em Vitória, ainda que o PSDB opte por outro caminho, como uma nova candidatura própria. Luiz Paulo estaria querendo vingança pela falta de apoio exclusivo do governo, se aliando a um dos desafetos do Palácio.

Não

O PT negou qualquer possibilidade de o veterano militante Perly Cipriano não ser candidato a prefeito de Vitória, caso o partido feche aliança com outras siglas. Dessa forma, o plano de Enivaldo dos Anjos (PSD) de montar chapa com o partido deve não vingar, a não ser que ele abra mão de ser o cabeça.

Força

O PTB de Colatina promete intensificar a agenda da pré-candidatura do economista Sebastião Demuner. A receptividade ao nome teria sido muito positiva, tendo em vista a experiência em finanças e gestão pública.

Mais acima

Já em Sooretama, o PDT lançou o nome de Edson Isidoro como pré-candidato à prefeitura, com o apoio de PR, PHS e PSC. O evento teve a participação dos deputados Da Vitória, que representou Sergio Vidigal, e Luiz Durão.

Recurso

O PMB entrou com uma petição de descumprimento de preceito fundamental após decisão da ministra Maria Thereza impedir o partido de ter acesso ao tempo de TV e ao fundo partidário, em razão da saída dos deputados durante o período da janela partidária. A sigla espera reverter a decisão no STF.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada