Na foto em destaque, Marina Silva (Rede) e Eduardo Jorge (PV) declaram apoio a Alessandro Molon (REDE), candidato a prefeito do Rio
Apoios de lideranças políticas, sobretudo com abrangência nacional, são importantes para a consolidação de candidaturas. Pensando nisso, partidos preparam seus principais cabos eleitorais para circularem Brasil afora. A REDE estadual espera Marina Silva para fortalecer os candidatos Marcos Bruno, em Cariacica, e Audifax Barcelos, na Serra. O professor Jonathan, de Cachoeiro, também deve receber apoio da porta-voz nacional, que só não veio ainda por conta da recuperação do prefeito da Serra. Aliás, Marina só deve vir após o dia 20 de setembro, já que antes dessa data Audifax não pode ficar em locais com muita gente.
Verde
O PV do Estado também articula a vinda de Eduardo Jorge para turbinar principalmente Gilson Daniel, em Viana. A sigla capixaba está apenas aguardando a Executiva nacional afinar a agenda do médico para saber quando exatamente ele pisará nos palanques daqui.
Vermelho
Cotada em julho para vir ao Espírito Santo, por meio da vice-presidente nacional do PT, Gleide Andrade, Dilma Rousseff pode não aparecer. Isso porque o PT capixaba irá solicitar na próxima quinta-feira (15) a presença de lideranças nacionais nos palanques de candidatos a prefeito, como Perly Cipriano e Givaldo Vieira, mas não necessariamente será Rousseff. Pode ser, por exemplo, ex-presidente Lula. Depende de Brasília.
Rejeição
Juninho (PPS), prefeito e candidato à reeleição em Cariacica, tem sofrido um fenômeno de rejeição ao seu nome. Os candidatos a vereador estão guilhotinando os santinhos ‘casados’ para não aparecerem ao lado do chefe do Poder Executivo. Complicado…
Hostilidade
Os ânimos do eleitor estão exaltados. E por falar em Cariacica, alguns candidatos a prefeito de lá se queixam de hostilidades por parte do eleitor, que, de modo geral, não está nada satisfeito com a configuração da política brasileira. Há muitos xingamentos e recados ácidos. Em Vila Velha, conforme a coluna de ontem relatou, o clima não está muito diferente.
Hartung na posse
Após participar de missão oficial em Singapura e Holanda, o governador Paulo Hartung (PMDB) reassume o comando do Poder Executivo. Na agenda desta segunda (12), está prevista participação na solenidade de posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais sobre o cenário político: