Com a justificativa de que Cariacica tem de ir para frente e que não pode voltar atrás, Marcos Bruno (REDE), o terceiro colocado nas eleições do dia 2 de outubro, declarou apoio à reeleição do prefeito Juninho (PPS) neste sábado (8). O anúncio não pegou o meio político de surpresa, pois é orientação da Nacional da REDE caminhar junto ao PPS, ao mesmo tempo em que não recomenda proximidade com o PMDB, sigla de Marcelo Santos. Entretanto, o que garantem os bastidores é que houve uma pressão do Palácio sobre Marcos Bruno para que ele apoiasse Juninho, tendo em vista a derrota em Vila Velha, com Rodney Miranda (DEM), e os riscos reais de derrota em Serra, com Sergio Vidigal (PDT), e em Vitória, com Amaro Neto (SD). Cariacica é o terceiro maior colégio eleitoral do Estado e o governo não podia ficar de fora dessa articulação. O que se entende é que ficou claro desde o início que Renato Casagrande (PSB) está no palanque do deputado Marcelo Santos (PMDB) – ainda que existia a candidatura própria de Adilson Avelina (PSB). O Palácio não estaria a fim de correr o risco de Marcelo levar a melhor na disputa.
Avelina com Marcelo
Nesse sentido, foi confirmado neste sábado (8) o apoio de Avelina à candidatura de Marcelo Santos em Cariacica. Essa forcinha já tinha sido determinada pela Executiva Estadual do PSB há alguns dias. Mas a oficialização mesmo de Avelina só apareceu agora. No anúncio, Marcelo afirmou que Avelina é uma força política importante para a cidade e que produziu resultados enquanto vereador e presidente da Câmara Municipal.
Cama de gato
Em Cariacica, como em muitos lugares por aí, há uma teia política muito densa. Apesar de Marcelo ser do mesmo partido de Paulo Hartung (PMDB), os dois não são próximos – o que é comprovado pelo apoio do Palácio a Juninho, que foi turbinado pelo governo com o desfile de Sete de Setembro pelo segundo ano consecutivo, o tão demandado hospital geral, a Leste-Oeste e a José Sette. Ao mesmo tempo, Juninho, apesar de fazer parte do mesmo partido de Luciano Rezende (PPS), não ‘se bica’ com o prefeito de Vitória – aliado de Casagrande. Para botar mais uma na conta, Amaro fez intensa campanha para Marcelo em Cariacica quando, em tese, deveria fazer para Juninho, já que está na ala dos palacianos.
Reforço
A esposa de Juninho, Nabila Furtado, tem dado uma forcinha ao companheiro nas redes sociais. Dia desses, num grupo da cidade no Facebook, se colocou à disposição de uma senhora que reclamava de falta de médicos e medicamentos na rede básica de saúde. A miss prometeu apurar o caso.
Bonde dos ‘solitários’
Em se tratando de apoio dos candidatos derrotados, Amaro Neto (SD) está solitário em Vitória e Neucimar Fraga (PSD) em Vila Velha. Na capital, Lelo (PMDB) apoiou Luciano e os demais candidatos ficaram neutros. Na cidade canela-verde, Rafael Favatto (PEN) e Vasco Alves (PPL) engrossaram o time de Max Filho (PSDB). Já Rodney Miranda (DEM) e a Professora Liu Katrini (PSOL) optaram pela neutralidade.
De volta
Sergio Vidigal (PDT) retomou as caminhadas pelas ruas da Serra neste sábado (8). Os bairros escolhidos foram Jacaraípe e Novo Horizonte. Já neste domingo (9), o candidato a prefeito caminha por seus redutos eleitorais de carteirinha: Feu Rosa e Vila Nova de Colares.