Tem circulado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) a informação de que o presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), e sua esposa Norma Ayub (DEM), podem inverter seus mandatos nas próximas eleições. Em janeiro de 2017, com a ida de Max Filho (PSDB) para a prefeitura de Vila Velha, a suplente Norma Ayub assume uma cadeira na Câmara dos Deputados. Já Theodorico pode ser reeleito como presidente da Assembleia no início do ano que vem, por conta da aprovação de uma PEC que permite a reeleição da atual Mesa Diretora. A ideia é que em 2018 Theodorico dispute a Câmara e Norma a Assembleia. Em 2014, o demista foi o segundo deputado estadual mais votado, com 49,3 mil votos (só perdeu para Amaro Neto, então no PPS). Entretanto, Ferraço tem perdido terreno. Vários de seus candidatos a prefeito no Sul do Estado perderam a eleição e seu nome não é mais unanimidade na Assembleia no que diz respeito à presidência da Casa. A opinião pública também tem criticado o deputado por conta de suas várias articulações para se perpetuar no poder. Já Norma, que será a única mulher entre os dez deputados federais da bancada capixaba, testou sua popularidade nas urnas em 2014 e saiu com 64,9 mil votos, ficando a apenas duas posições de conquistar uma cadeira no Congresso. Agora, com o capital político que pode agregar, dependendo do seu mandato, a mulher de Ferraço estaria disposta a ver no que resulta sua disputa à Ales.
Gospel
Audifax Barcelos (REDE) dará seu testemunho em culto de ação de graças a ser realizado neste feriado de Proclamação da República na igreja do Evangelho Quadrangular, em Nova Carapina II, na Serra. O prefeito vai narrar toda a trajetória do primeiro turno das eleições, quando ficou internado em estado grave na UTI do hospital Metropolitano com pneumonia e choque séptico.
De frente com o presidente
Depois de Max Filho, agora toda a bancada capixaba terá uma agenda oficial com o presidente Michel Temer (PMDB) na próxima quarta-feira (16). Os deputados federais e senadores irão debater pautas como a concessão da BR-262, a retomada das negociações para a implantação da Ferrovia EF 118 e repasse de verba para hospitais administrados por organizações sociais.
Opinião
O senador Ricardo Ferraço (PSDB) pediu a opinião dos seus eleitores sobre como ele deve votar no projeto que tenta legalizar jogos de azar no Brasil. Mas muitos quiseram saber também quando o parlamentar vai perguntar a opinião das pessoas sobre a PEC 241/55.
Opinião II
Colega de Ferraço, Magno Malta (PR) já tem opinião formada sobre a liberação dos jogos de azar no país. Para o senador, o projeto é uma falácia e não irá tirar o Brasil da crise econômica.
Chuvas
O deputado federal Evair de Melo (PV) percorreu diversos bairros de Cachoeiro de Itapemirim afetados pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias e se colocou à disposição dos vereadores e do prefeito eleito para tentar captar recursos para prevenir desastres na cidade.