Após vencer Erick Musso (PMDB) em Aracruz por mais de 16 mil votos de diferença, Jones Cavaglieri (SD) agora tem o desafio de garantir bom trâmite junto à Câmara Municipal. Dos 17 eleitos, nove são da base do chefe do Poder Executivo. Entretanto, apesar de maioria, a base tem uma margem numericamente apertada e, portanto, está suscetível a típicas ‘rebeldias’ no meio do caminho. Ciente da situação, Jones já promoveu dois cafés com os nove da base aliada e também tem mantido diálogo com os demais, apesar desse contato ter um distanciamento maior. Ainda nesta semana também deve ser definido o presidente da Câmara. Internamente, a disputa é travada entre Alcântaro Filho (REDE), que abriu mão da candidatura majoritária para apoiar Jones e garantiu 795 votos na proporcional, e Paulo Flávio (PRB), que obteve 768 votos nas urnas. Os dois estão dialogando para chegar a um consenso. Segundo o prefeito eleito, a relação dele com todos os vereadores é tranquila. “Tenho boa relação com os nove do nosso grupo desde antes da eleição. Dos oito que se elegeram na oposição, tenho boa relação com os que se elegeram pela primeira vez, pois militei muito tempo na comunidade. Com os que se reelegeram também não tenho dificuldades de relacionamento”, declarou Jones à coluna. Segundo ele, ainda que os partidos possam influenciar, a expectativa é de uma gestão tranquila e que respeite a independência do poderes.
De fora
Terceiro colocado na disputa, com 6.036 votos, Anderson Ghidetti (PTB) não deve contribuir com a gestão do Solidariedade. O petebista se declara independentemente e não dialoga com o grupo de Jones.
Apresentação
A REDE, por meio dos porta-vozes em Aracruz e do vereador eleito Alcântaro Filho, apresentou um documento a Jones Cavaglieri com propostas para o município. O porta-voz estadual, Gustavo de Biase, esteve presente.
Debate
O partido de Marina Silva também marcou presença no primeiro encontro do Fórum de Lideranças Jovens Capixabas. No evento, que ocorreu em Vila Velha, estiveram reunidos jovens de diversas siglas.
Roda viva
Nesta semana os quatro prefeitos das principais cidades da Grande Vitória irão se reunir para iniciar a articulação da região, que nunca saiu efetivamente do papel. Leia-se: Audifax Barcelos (REDE), Juninho (PPS), Luciano Rezende (PPS) e Max Filho (PSDB).
Mais dois anos
O Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) decidiu reconduzir por mais um biênio os juízes Aldary Nunes Junior e Helimar Pinto às vagas de membros titulares do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).