Defesa de Audifax entra com recurso contra a reprovação das contas de campanha do prefeito

Por Weverton Campos ([email protected])

A defesa do prefeito reeleito da Serra, Audifax Barcelos (REDE), entra nesta segunda-feira (12) com recurso contra a desaprovação das contas de campanha apresentadas à Justiça Eleitoral pelo então candidato. Em sentença, o juiz Carlos Alexandre Gutmann acolheu pedido do Ministério Público Eleitoral e reprovou as contas do redista ao constatar que há evidências de omissão de gasto com pessoal, já que não foram atestados R$ 85.704,00 – que representam 13,69% do total de receitas arrecadadas nos dois turnos do pleito. A defesa de Audifax queria que as contas fossem aprovadas, alegando insignificância das inconsistências detectadas, mas o magistrado refutou. “Não há como considerar inconsistência inexpressiva quando se fala na impossibilidade de se atestar receitas estimadas no percentual acima mencionado, ou seja, 13,69% do total de receitas arrecadadas, o que compromete a confiabilidade das contas apresentadas”, afirmou Gutmann.

Igualzinho

Assim como deve acontecer nas Câmaras Municipais de Aracruz e Vila Velha – conforme já abordado pela Bastidores -, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), pode mexer os pauzinhos na eleição para a presidência da Câmara Municipal. A intenção seria emplacar o nome do correligionário Vinícius Simões (PPS), um dos vereadores que mais se destacaram na Casa neste exercício.

De jeito nenhum

É o recado de Genivaldo Lievori (PT), atual presidente do partido no Estado, que nega veementemente que participe da debandada inaugurada pelo ex-deputado estadual Roberto Carlos (PT).

Aproveitamento

O governador Paulo Hartung (PMDB) não esconde que tem o desejo de aproveitar alguns prefeitos, que estão no fim do mandato, para a composição de sua nova equipe. Entre eles está Dalton Perim (PMDB), prefeito de Venda Nova e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), a qual deixa em março. A possibilidade desse aproveitamento é grande.

Em alta

Ao participar de um seminário de prevenção à corrupção promovido pela Prefeitura Municipal de Cariacica, o procurador regional Eleitoral, Carlos Vinicius Cabeleira, exaltou o trabalho desempenhado pela administração. Cabeleira lembrou que Cariacica foi o primeiro município do Espírito Santo a apoiar oficialmente o projeto das dez medidas contra a corrupção, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF), e que foi a cidade que mais coletou assinaturas em apoio ao projeto.

Rejeição

O Ministério Público de Contas emitiu parecer recomendando a rejeição das contas de seis prefeituras capixabas por descumprimento do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Água Doce do Norte, Alegre, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Mantenópolis e Muniz Freire, segundo o MPC, extrapolaram os limites de gasto com pessoal.