Por Weverton Campos ([email protected])
Os deputados estaduais eleitos pela cidade de Cariacica lideram em número de faltas sem justificativa a comissões permanentes, em que fazem parte como membros efetivos, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Os dados estão disponíveis no portal da transparência da Casa e são referentes ao período que vai de fevereiro a dezembro de 2016. De acordo com a transparência, Marcelo Santos (PMDB), membro das comissões de Política Sobre Drogas, Justiça, Infraestrutura e Assistência Social, foi o que teve mais faltas. Ao todo foram 11. O deputado Sandro Locutor (PROS), titular das comissões de Defesa do Consumidor e Segurança, e outro parlamentar eleito por Cariacica, teria faltado nove vezes sem justificativa, assim como o líder do governo na Ales, Gildevan Fernandes (PMDB), que compõe as comissões de Justiça, Segurança e Meio Ambiente. Com oito faltas figuram os deputados Amaro Neto (SD), de Turismo, Cultura e Infraestrutura; Marcos Bruno (Rede), de Cultura e Educação; e Raquel Lessa (SD), que integra os grupos de Justiça, Educação e Agricultura.
Os demais
De acordo com o portal da transparência da Ales, também tiveram faltas – nas comissões permanentes – em 2016 os parlamentares Almir Vieira (PRP), com três; Bruno Lamas (PSB), com cinco; Da Vitória (PDT), com duas; Dary Pagung (PRP), com duas; Erick Musso (PMDB), com duas; Gilsinho Lopes (PR), com sete; Marcos Mansur (PSDB), com três e Padre Honório (PT), com uma. Vale ressaltar que tanto esses deputados, como outros não citados, podem ter mais faltas do que demonstra o levantamento. Isso porque a coluna só levou em consideração faltas injustificadas. A Ales também contabiliza em seu portal faltas em que houve justificativa dos parlamentares.
Alerta amarelo
Após a aprovação de dez projetos do Executivo da Serra pela Câmara Municipal no último dia 13, turbulências rondam o segundo mandato do prefeito Audifax Barcelos (Rede).
Epidemia
Evair de Melo (PV-ES) está pegando pesado no que diz respeito à febre amarela. O deputado posou recentemente ao lado de uma família de Ibatiba que teria registrado a primeira vítima fatal da doença em terras capixabas. Evair já chegou até a dizer para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que use, se necessária, toda a sua verba parlamentar para compra de vacinas.
Densidade
Depois de Givaldo Vieira (PT-ES) se manifestar contra a posição da direção nacional do PT de liberar a bancada para votar em qualquer candidato à presidência da Câmara, foi a vez de Helder Salomão (PT-ES) se manifestar. “Se a bancada do partido decidir apoiar candidato golpista para a Presidência da Câmara dos Deputados, conforme resolução aprovada no diretório nacional que abre essa possibilidade, eu…”
Manso
“…não votarei. Defendo uma candidatura da oposição em respeito à democracia e às conquistas do povo brasileiro”, completa Helder. Quem esperava uma postura mais radical, tipo de filiados que ameaçam abandonar o partido, vai ter de esperar mais um pouco.
Ajuda
A Câmara Municipal de Aracruz, presidida por Alcântaro Filho (Rede), tem feito reuniões a fim de buscar medidas contra o desemprego que assombra a cidade.