Euclério se diz “enojado” por fala de presidente da Câmara sobre o desemprego

Por Weverton Campos ([email protected])

Conhecido pelas palavras que não mede, assim como José Esmeraldo (PMDB), Enivaldo dos Anjos (PSD) e Sergio Majeski (PSDB), o deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) disparou contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que esteve em campanha à reeleição no Espírito Santo na última semana. A um programa de TV, Maia teve a audácia de culpar a Legislação Trabalhista e a Justiça do Trabalho pelo desemprego no país. Para o parlamentar, ambas são impeditivos para a geração de postos de trabalho. “Horrorizado e enojado sim, porque referido deputado federal do DEM culpou a Legislação Trabalhista e a Justiça do Trabalho pelo desemprego no País, quando na verdade todos nós sabemos que a Justiça do Trabalho é o último refugio do cidadão de bem, do trabalhador, e que é imprescindível para resolver as demandas entre trabalhador x patrão, protegendo o emprego e o equilíbrio nas relações de trabalho, dando segurança jurídica a todos”, declarou Euclério. Para o deputado estadual, os culpados pelo desemprego são outros. “Como todos nós sabemos, que a culpa do desemprego tem como causa principal alguns agentes públicos corruptos, que não honram o juramento quando fazem ao serem empossados”, afirma.

Escravidão

Já que estamos falando de causa trabalhista, que parece ser depreciada por alguns políticos, vale lembrar que neste sábado (28) foi comemorado o dia nacional de combate ao trabalho escravo. Somente no Espírito Santo, o Ministério Público do Trabalho instaurou 86 procedimentos entre janeiro de 2012 e dezembro de 2016 com vistas à punição e conscientização do empregador que põe o lucro acima da dignidade humana.

Cadê a lista?

Enquanto uns apontam fatores duvidosos para justificar uma reforma e outros trabalham para garantir direitos essenciais, o governo federal escolheu a inércia. Desde o final de 2014 a divulgação de empregadores flagrados usando mão de obra em situação análoga à escravidão (lista suja do trabalho escravo) deixou de acontecer e até hoje não se tomou providências.

Como bom político…

Rodrigo Maia, queridinho do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) na disputa à Câmara dos Deputados, disse que Paulo Hartung (PMDB) é um dos melhores governadores do Brasil. Será que ele conta essa em todo lugar que vai para os governadores em questão ou está surfando na fama nacional do peemedebista?

Lei

Recentemente, Euclério protocolou um projeto de lei que prevê a instalação de botão do pânico nos ônibus do sistema Transcol para casos de furtos, roubos e outros tipos de crimes no transporte público da Grande Vitória.

De volta

Depois de ficar um bom tempo de licença médica, por conta de uma cirurgia na medula, o deputado federal Paulo Foletto (PSB) voltou com força total. Nos últimos dias já visitou São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Águia Branca e até participou da reunião com Maia na residência oficial do governo, em Vila Velha.