Por Weverton Campos ([email protected])
Quatro anos após processar um vereador reeleito de Cariacica, que alega que o prefeito tem uma mansão no Morro do Moreno, em Vila Velha, Juninho (PPS) resolveu tornar pública sua versão sobre o caso. De acordo com o prefeito, que divulgou um vídeo gravado em dois lotes que seriam de sua propriedade há pelo menos 18 anos, não existe residência nenhuma na metragem que lhe pertença. “O que não dá é para esse vereador reeleito usar a Câmara para ficar o tempo inteiro falando mal da pessoa do Juninho”, afirma Geraldo Luzia Junior. “Se tivesse mansão, pode ter certeza, alguém já saberia”, completa o chefe do Executivo. Pelo menos nos locais que a filmagem mostra de fato não há mansão.
Praxe
A história dessa residência luxuosa de Juninho é apenas uma das que costumam aparecer nos períodos anterior e posterior à eleição municipal. A teoria de Marcelo Santos (PMDB) não morar em Cariacica, mas em Vila Velha, também sempre pipoca.
Utilidade pública
Didaticamente, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) explica em seu portal algumas funções da Mesa Diretora, a ser eleita no próximo dia 1º de fevereiro. Entre elas estão autorização para a realização de concurso público, nomeação, promoção, transferência, afastamento e exoneração de servidores, autorização de contratação de obras, entre outras.
Vai largar?
O senador Magno Malta (PR-ES) diz que, caso um partido “sério e com princípios cristãos” lhe ofereça legenda, tem disposição e coragem para disputar a presidência da República. Deixaria Magno a reeleição ao Senado, que é quase certa, para correr um risco tão grande na eleição presidencial?
Parceiro
Atual amigo de Magno, tendo em vista a costura que eles têm feito para 2018, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) não estaria tão disposto – pelo menos por enquanto – a concorrer ao Palácio Anchieta. A disputa da reeleição ao Senado, garantida pelo PSDB desde que migrou para o partido, seria bem mais confortável para o parlamentar.
Fechado
Além da aliança nacional que o PSDB de Aécio Neves costura com o PSB de Carlos Siqueira e Renato Casagrande, Ricardo Ferraço teria sido um dos principais responsáveis por “fechar” as portas do ninho tucano para o governador Paulo Hartung (PMDB).