Dia decisivo na Assembleia Legislativa

Por Weverton Campos ([email protected])

O dia da eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) finalmente chegou. Nesta quarta-feira (1º), a partir das 15h, Erick Musso (PMDB) deve ser eleito o presidente da Casa, no lugar do veterano Theodorico Ferraço (DEM). Isso mesmo sendo o deputado mais novo e ter no currículo meio mandato de vereador de Aracruz e de deputado estadual. Para a vice-presidência, o líder do governo Gildevan Fernandes (PMDB) é o mais cotado. Dizem que seria uma forma do Palácio retribuir o trabalho feito até aqui. Também cogita-se para este posto o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), como uma forma de dar à nova Mesa mais experiência. Aliado de Ferraço, Enivaldo ainda tentaria manter intactos comissionados indicados pelo demista, por ele mesmo e por deputados próximos a Ferração, como Luzia Toledo (PMDB). Para a primeira secretaria deve ser eleita Raquel Lessa (SD), outra deputada de primeira viagem. Já para a segunda secretaria estão cotados Josias da Vitória (PDT) e Marcos Bruno (Rede), que fazia parte de um grupo que reivindica mais espaço e poder na Ales. O quarteto é formado, além do redista, por Hudson Leal (PTN), Eliana Dadalto (PTC) e Rafael Favatto (PEN).

Configuração

A expectativa é que a nova Mesa da Assembleia seja ainda mais afinada com o Palácio do que a atual. Erick é vice-líder do governo, Gildevan é vice e Raquel Lessa é hartunguista de carteirinha. Marcos Bruno também não se opõe ao Palácio Anchieta.

Temor

O medo de que a nova Mesa incorra em subserviência ao governo é outro fator que impulsiona a candidatura de Enivaldo à vice-presidência. Bem mais experiente do que os demais colegas, caberia a ele calibrar a relação entre os poderes Legislativo e Executivo.

Administração

Erick terá de ter, e muito, jogo de cintura para administrar os cerca de R$ 200 milhões que compõem o orçamento do Legislativo Estadual.

Comando

Depois de anunciar que não disputaria a presidência pela quarta vez, Theodorico ficou tão magoado que afirmou que nem comandaria a sessão de escolha da nova Mesa Diretora. Agora mais ‘sóbrio’, Ferração resolveu presidir o pleito. Pelos corredores da Ales, a nova conversa em relação ao veterano deputado é que será oferecida a ele a liderança do governo na Casa.

Pra lá e pra cá

A relação de Rafael Favatto com o governo está bem estreita ultimamente. O presidente estadual do PEN, que tem frequentado bastante a Casa Civil, estaria interessado numa secretaria. As articulações de Rafael seriam um dos motivos para o deputado estar tão recolhido ultimamente.

Palestra

A Defensoria Pública da União (DPU) e a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae) realizam nesta quinta-feira (2) o seminário “Trabalho Análogo ao Escravo: novas estratégias de enfrentamento”. O evento será realizado no auditório do DNIT a partir das 9h e terá como palestrantes o secretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, o procurador do Trabalho, Estanislau Tallon Bozi, entre outros.

Engavetado

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) arquivou a investigação sobre o cancelamento do Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) devido pela MRV Engenharia ao município da Serra. A isenção foi concedida por Sergio Vidigal (PDT) em sua última gestão à frente da prefeitura.

Lama

Guerino Zanon (PMDB), João Coser (PT), Neto Barros (PCdoB) e outros políticos capixabas estiveram em Brasília para participar de reunião do Comitê Interfederativo (CIF) – criado em resposta ao desastre provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana (MG). Na pauta da reunião foram discutidas propostas das Câmaras Técnicas para recuperação e compensação nos 39 municípios atingidos pela lama.

Opção do Norte

Falando em Guerino, vereadores dos municípios do Norte do Estado querem que o prefeito de Linhares seja eleito o novo presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). Oficialmente, em reunião realizada nesta terça-feira (31), não foi discutida a sucessão de Dalton Perim (PMDB). Tem interesse na vaga, além de Guerino, o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV).

Comissão

Se por um lado não foi discutida oficialmente a sucessão de Dalton, a Amunes designou os dois prefeitos que irão compor a comissão eleitoral, a ser responsável pelo próximo pleito – marcado para 29 de março. Os escolhidos foram Jones Cavaglieri (SD), de Aracruz, e Iracy Baltar (DEM), de Montanha.