Vetos do governo a projetos de deputados esquentam o clima na Ales

O deputado José Esmeraldo (PMDB) não está nada contente com os colegas de parlamento, mas, sua crítica mais dura, durante a sessão da Assembleia Legislativa (Ales), nessa segunda (06), foi contra o governo do estado. Esmeraldo criticou o grande número de vetos do governo aos projetos dos deputados. O peemedebista chegou a dizer que os parlamentares parecem “um monte de bonecos, fazendo o que o Palácio Anchieta manda.

Climão

Durante a votação dos vetos do governo do estado o clima esquentou quando o líder do governo, Gildevan Fernandes (PMDB) atrapalhou a fala de colegas. Teve bate boca e até a bancada governista reprovou a atitude de Gildevan, numa demonstração clara do desgaste do peemedebista na liderança do governo.

Campana

Aliás, Gildevan estava mesmo querendo mostrar serviço na sessão dessa segunda. Ele montou acampamento na saída do plenário para impedir que os colegas da base do governo deixassem a casa até que todos os vetos fossem apreciados. O empenho de Gildevan se deu ao fato de os vetos bloquearem a pauta e o governo ter matérias de seu interesse para serem votadas em regime de urgência.

Veto derrubado

O único veto de Paulo Hartung derrubado na sessão de volta do carnaval da Ales foi em relação ao projeto que altera o estatuto da Polícia Militar. O deputado Josias da Vitória (PDT), que estava ausente do plenário, na hora dessa votação, entrou no local acompanhado de um grupo de parlamentares, entre eles o ex-secretário de PH, Rodrigo Coelho (PDT) para fazer a derrubada. Ao todo, nada menos que 16 vetos foram mantidos.

Novo ouvidor

O deputado Amaro Neto (SD) é o novo ouvidor da Assembleia Legislativa. Ele foi eleito em sessão nessa segunda (06), por 24 votos favoráveis e um contrário. Após a eleição, Amaro disse que pretende fazer com que a ouvidoria da casa esteja mais presente na própria Ales, mas também, nas ruas, segundo ele, para dar voz à população.

Investigação interna

O governo do estado começou a formar os Conselhos de Justificação, que farão uma espécie de julgamento dos policiais militares, que segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) estariam envolvidos no chamado esquema montado para incitar o movimento grevista da PM, e de aliciar outros militares. Os Conselhos foram estabelecidos por meio de decretos e os primeiros, já instituídos, vão atuar em desfavor dos tenentes coronéis Carlos Alberto Foresti e Alexandre Quintino Moreira.

Casa nova

O ex-vereador de Vitória, Serjão Magalhães é o novo subsecretário estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda. Serjão chegou a ter o nome confirmado em convenção do PTB como candidato a prefeito de Vitória, nas eleições de 2016, mas, desistiu da corrida para apoiar o então candidato, Lelo Coimbra (PMDB).

Novo líder

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede) terá novo líder na Câmara Municipal, a partir desta quarta-feira (08). O vereador Guto Lorenzone (PP) foi escolhido pelo prefeito reeleito para fazer a mediação entre o executivo e a casa de leis. Guto deve tentar melhorar a imagem da Câmara perante a população, que reclamou muito das sessões esvaziadas por boa parte dos parlamentares, ao longo de todo o ano de 2016, mas, mais intensamente, no período eleitoral.