Casa Civil envolve deputado na eleição da Amunes

Guerino é prefeito de Linhares

A eleição da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) tem movimentado mais que prefeitos pelo Espírito Santo. Em busca de capital político no sul do estado, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), junto com o secretário da Casa Civil, José Carlinhos, procuraram o deputado estadual Marcos Mansur (PSDB) para que este capitaneasse o apoio dos prefeitos da região sul. Recentemente Mansur esteve com 12 prefeitos em Brasília, em um encontro com o ministro das Cidades, viabilizando recursos e técnicos para os municípios. Na ocasião, encontrou Guerino.

Não me convidaram
Ainda sobre o café da manhã de Paulo Hartung com os deputados que aprovaram o PLC que trata das mudanças nas promoções dos oficiais da Polícia Militar. O deputado Josias Da Vitória subiu à tribuna do plenário, nessa quarta-feira (15) para criticar a reunião. Da Vitória foi duro e disse “que não foi convidado para tomar cafezinho com o governador e receber promessas de ajuda para as próximas eleições”.

O prestígio de Marcelo
O deputado Marcelo Santos não fala em outra coisa, senão do novo projeto que coordena na Assembleia Legislativa, o Ales Digital, que irá modernizar o acesso à informação, no que se refere aos projetos desenvolvidos na Casa. Servidores efetivos da Ales responsáveis por desenvolver o projeto junto com o parlamentar saíram de uma reunião com sorriso de canto a canto. Um mais empolgado disse que “esse apoio político de peso era o que faltava até hoje na Ales para que esse projeto fosse tocado”. Santos e seu prestígio.

Restaurante parado
O restaurante da Assembleia Legislativa. Uma empresa venceu a licitação e o restaurante retomaria as atividades este mês, mas, até agora nada. Os funcionários já não aguentam mais pagar caro para almoçar nas redondezas da Casa, que por se localizar em área nobre de Vitória tem custo altíssimo no fim do mês. Fica o recado também sobre a sala de imprensa, apertada demais, portando não acomoda todos os colegas, e onde o ar condicionado não funciona nunca. E aí presidente? Quando as melhorias começarão a serem notadas?

Cobrança sobre verba
De acordo com o boletim da dengue da Secretaria Estadual de Saúde, do dia 16 de fevereiro, entre 1º de janeiro e 11 de fevereiro de 2017 foram notificados 2.125 casos de dengue no Espírito Santo. Destes, 27 são casos graves e cinco óbitos estão sob investigação. E para acompanhar o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o vereador Davi Esmael (PSB) enviou requerimento à Prefeitura de Vitória, solicitando dados sobre o montante de recursos que vêm sendo aplicados nesta luta contra a dengue. O documento pede informações de todos os repasses federais dos últimos três anos e a previsão para 2017, além do valor aplicado pelo próprio município em cada ano. E, ainda, se estes valores somados dão conta de toda a demanda de combate ao mosquito.


Transporte caro
Após chegar de Brasília como diretor de projetos da Secretaria Nacional de Juventude do governo federal, Vitor Otoni (PSDB) entrou em contato com o vereador de Vila Velha, Reginaldo Almeida para tratar de um projeto de emenda que prevê que a empresa de transporte público será obrigada a conceder melhorias em sua frota diante dos aumentos repassados aos usuários.

À mercê?
Além de exigir melhorias por parte das empresas de transporte público, o presidente da Juventude Tucana do ES garante que lutará por um projeto no qual os estudantes terão 100% de isenção da tarifa. “Qual promessa que nós populares temos de melhorias mediante um aumento tão agressivo? Até quando ficaremos à mercê de uma única empresa?

Administrador na gestão pública
O administrador Giovani Borgo Sardi foi nomeado interventor no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ele, que atua também como conselheiro no Conselho Regional de Administração (CRA-ES), terá acesso livre garantido às informações relacionadas às obras de melhorias na BR-259, que fica entre o município de João Neiva e a divisa com Minas Gerais. A decisão partiu do Ministério Público Federal (MPF-ES). O órgão encontrou algumas dificuldades para cumprimento das decisões judiciais que determinavam alterações no trecho.

Prioridade
A Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Vitória aprovou um projeto do vereador Cleber Felix, que garante prioridade de vagas em creches, escolas municipais e conveniadas para crianças filhas de vítimas de violência doméstica. Também será concedida a garantia de transferência de uma creche ou escola para outra na esfera municipal caso haja necessidade de mudança de endereço. Excelente iniciativa. Oxigenando a Casa de Leis.

Lançamento
Nesta sexta-feira (17), a partir das 18h30, na livraria Saraiva do Shopping Vitória, a especialista em gerenciamento de projetos, Joseane Zoghbi, fará o lançamento do livro “Eficiência na Gestão Pública”. O livro aborda o funcionamento do sistema de gestão em seus procedimentos gerenciais. É voltado aos gestores públicos nas esferas federal, estadual e municipal. Joseane foi subsecretária de Planejamento e Projetos do governo Casagrande e atualmente é secretária executiva da Secretaria de Gestão Estratégica da Prefeitura de Vitória.