O deputado federal Givaldo Vieira voltou para a disputa pelo comando do PT capixaba. Após ter mais de 300 votos anulados na primeira etapa do PED (Processo de Eleições Diretas) no último dia 09, Givaldo recorreu, sob alegação de que houve manipulação por parte da Executiva Estadual do partido. A segunda etapa da disputa acontece na próxima sexta-feira (05).
Suspense no PT capixaba
Petistas, agora, estão em suspense, já que a vitória de Givaldo Vieira não está mais garantida como antes. Givaldo, que com a decisão da cúpula do PT, vai para a segunda etapa com 48% dos delegados que votam para a presidência, concorre com o deputado estadual José Carlos Nunes, que tem pouco mais de 30% e com o atual presidente do PT-ES, João Coser, que tem cerca de 20% dos delegados. Vale lembrar que das três chapas, a única que quer se desgarrar do governo do estado é a de Givaldo. Filiados disseram à Coluna que um dos dois adversários de Givaldo deve desistir para derrubar o deputado federal.
STF bate martelo sobre terrenos
Os terrenos de marinha vão deixar de ser ferramenta de trabalho para boa parte da classe política capixaba. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que terrenos situados em ilhas costeiras onde há sedes de municípios, pertencem à União. É o caso da Ilha de Vitória. Com a decisão, a taxa por uso desses imóveis poderá ser cobrada sem questionamentos.
Confusão no Meio Ambiente
Muito confusas as informações sobre o resultado da reunião que políticos capixabas tiveram com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, sobre a Portaria 445, que proíbe a pesca de 475 espécies de peixe. A Portaria deixou mais de 16 mil pescadores capixabas de braços cruzados. Algumas lideranças capixabas disseram que hoje (28) o ministro daria uma solução. No entanto, outras afirmam que José Sarney Filho pediu prazo até o próximo dia 02 de maio para acabar com o sufoco dos pescadores do estado.
Perdão
A Câmara Municipal de Anchieta aprovou um requerimento do vereador Cléber Pombo, que está dando o que falar. No texto, o parlamentar pede à prefeitura que conceda anistia de juros e multas de débitos da dívida ativa, relativos ao ISS. Segundo Pombo, “se for aprovada a proposta vai facilitar as renegociações com empresas como Samarco e Shell”. No entanto, lideranças políticas contrárias disseram que vão se mobilizar para que a prefeitura não dê o que chamam de “colher de chá” para grandes empresários. A queda de braço vai ser longa em Anchieta.
Bragato absolvido
A Justiça absolveu o ex-secretário de Transportes, Neivaldo Bragato, em uma ação de improbidade administrativa. Segundo o Ministério Público Estadual (MPES), Neivaldo e outras 11 pessoas eram acusadas de cometer fraudes em processo de contratação sem licitação de uma empresa para executar obras na Rodovia ES-060, em Itapemirim. O MPES recorreu da decisão da Justiça e pede a condenação dos citados.
Eleitores questionam Malta
Os eleitores não estão deixando nada passar, quando os políticos se manifestam sobre ações do governo, principalmente o federal. O senador Magno Malta teve que engolir uma chuva de questionamentos, com fotos para comprovar, sobre sua estreita relação com a ex-presidente Dilma Rousseff, que agora ele critica duramente em vídeos com discurso inflamado, na tentativa de fortalecer o palanque para 2018. É bom os políticos terem mais cuidado antes de se posicionar. A tecnologia não permite mais mudanças de opinião tão rápidas assim. Veja uma das fotos da antiga parceria entre o senador e a ex-presidente enviada por eleitores mais antenados.